Prefeituras devem se cadastrar na AGR para transporte de passageiros

As prefeituras e demais órgãos municipais que fazem o transporte de estudantes ou de pacientes para outros municípios devem regularizar o cadastramento junto à Agência Goiana de Regulação (AGR), que é o órgão estadual responsável por regular, controlar e fiscalizar o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. A medida visa garantir a legalidade dos serviços oferecidos e a segurança dos usuários.

Quando as instituições fazem o processo junto à AGR, todos os veículos utilizados informados passam por vistorias em empresas acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e cadastradas na agência reguladora, o que assegura as condições de uso em segurança dos ônibus, das vans e outros veículos. Os motoristas precisam comprovar a habilitação devida e passam por treinamento.

Para facilitar o acesso das prefeituras a esse cadastramento, a AGR publicou um guia que está disponível no site da agência, na página de Transporte de Passageiros, no menu das Áreas de Atuação Regulatória (https://www.agr.go.gov.br/media/attachments/2024/01/19/cadastrar-agr-folder.pdf). Por meio dele, os responsáveis são orientados sobre como acessar o portal de serviços da AGR e recuperar a senha para a atualização ou abertura de formulário.

O guia contém a relação de documentos exigidos da prefeitura, cujas cópias devem constar do processo on-line ou serem entregues na sede da AGR, caso o procedimento seja feito de forma presencial. Também está disponível a relação das empresas vistoriadoras cadastradas na AGR. Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para a Coordenação de Cadastro de Empresas e Veículos da AGR: 62 3226-6482 e 62 3226-6585.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos