Governo de Goiás realiza Dia D de Combate à Dengue

Governo de Goiás realiza Dia D de Combate à Dengue

O Governo de Goiás uniu forças com instituições municipais, entidades civis e população com o objetivo de reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti e os casos das doenças transmitidas pelo vetor, em especial a dengue, chikungunya e zika. Nesta quinta-feira (22/02), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Defesa Civil enviaram equipes para coordenar e contribuir com a realização do Dia D de Combate à Dengue em Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Jataí, Uruaçu, Iporá, Aurilândia, Perolândia e Sanclerlândia, municípios considerados prioritários. As demais cidades foram orientadas e sensibilizadas a desenvolver a operação.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destaca a importância do envolvimento e do engajamento de todos os goianos – serviço público, iniciativa privada, entidades civis e população – para vencer a luta contra o Aedes aegypti. “É inadmissível que haja tantos casos de dengue e que as pessoas morram em função dessa doença prevenível”, acentua. O secretário destaca ainda que essa ação deve ser contínua e efetivada pelos próprios moradores das casas. “As pessoas devem reservar 10 minutos por semana para fazer uma vistoria minuciosa em suas residências e eliminar todo e qualquer objeto que acumula água, por menor que ele seja”, enfatiza.

O lançamento da ação em Aparecida de Goiânia contou com a presença do secretário-adjunto da SES, Sérgio Vencio, e do secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães. Sérgio Vencio apontou como fundamentais a conscientização da população sobre o recolhimento do material inservível e a vacinação contra a dengue. “As pessoas que tiverem condições, tomem a vacina na iniciativa privada. As que têm filhos de 10 a 11 anos, os levem para vacinar na rede pública”, afirmou.

A ação em Aparecida de Goiânia reuniu cerca de 200 pessoas, entre gestores e profissionais das áreas da Saúde, Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública. A expectativa era fazer 11 mil visitas ao longo do dia em casas e lotes baldios com o objetivo de fazer uma limpeza detalhada nos imóveis.

Força-tarefa

Um dos pontos altos do Dia D de combate à Dengue aconteceu em Uruaçu, na Regional de Saúde Serra da Mesa, onde tem 1.092 casos notificados de dengue e 3 mortes confirmadas pela doença. A força-tarefa contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre agentes comunitários de endemias, agentes comunitários de saúde, bombeiros, servidores da Regional e voluntários. Toda a ação foi desenvolvida com o apoio de 13 veículos de diferentes órgãos.

As equipes vistoriaram 2,7 mil imóveis localizados nos Setores São Vicente, Sol Vermelho, Vale do Sol e Jardim Santa Helena, em Uruaçu. Os componentes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coordenados pelo tenente-coronel Marcos Abrahão Monteiro de Paiva, atuaram na ação com o uso de drones para a identificação dos focos em locais de difícil acesso. “Foi um trabalho gratificante e muito produtivo”, afirmou a coordenadora da Regional de Saúde Serra da Mesa, Nilma Eneias.

Duas epidemias

Em Jataí a ação reuniu um contingente de aproximadamente 200 pessoas, entre agentes do município e funcionários de uma empresa de limpeza urbana. Os comerciantes da cidade tomaram a iniciativa de liberar os funcionários nesta quinta-feira duas horas antes do fim do expediente para que eles façam a limpeza em suas residências.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, destaca que Jataí passa por uma situação delicada, com a confluência de duas epidemias. “Além dos casos de dengue, predominantes em todo o estado, em Jataí há uma elevação das notificações de chikungunya devido à proximidade do município com o estado de Mato Grosso do Sul”. As ações foram efetivadas de forma semelhante em Iporá, Perolândia, Sanclerlândia e Aurilândia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp