Governo de Goiás divulga turismo goiano em países da América do Sul

Governo de Goiás participa de missão internacional para atrair turistas estrangeiros

O Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), divulga, até a próxima terça-feira, 27/02, os principais destinos turísticos do estado em cinco países da América do Sul. A convite da Embratur, o turismo goiano estará em evidência em Montevidéu (Uruguai); Buenos Aires (Argentina); Santiago (Chile); Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia), durante o RoadShow Visit Brasil.

A Goiás Turismo foi selecionada para integrar a comitiva brasileira e apresentar as potencialidades turísticas do estado na série de workshops itinerantes, destinados aos mais de 400 profissionais selecionados. A programação do evento prevê a realização de rodadas de negócios com operadores de turismo, capacitação para agentes de viagens e ações de relacionamento.

Os países são considerados estratégicos para a promoção internacional dos destinos brasileiros. De acordo com dados da Embratur, de janeiro a novembro de 2023, mais de 2 milhões e meio de turistas do Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia visitaram o Brasil.

“Em 2024, Goiás estará presente nos maiores eventos internacionais do setor, com o objetivo de promover os destinos turísticos goianos”, afirma o presidente da Autarquia, Fabrício Amaral. “As apresentações são realizadas com o objetivo de mostrar que Goiás é diferente de tudo”, explica a gerente de projetos da Goiás Turismo, Alexandrina Alves, que participa da missão.

Nos eventos, são apresentadas as potencialidades que só Goiás oferece, como a maior estância hidrotermal do mundo, em Caldas Novas e Rio Quente; o maior complexo de cavernas da América Latina, no Parque Estadual de Terra Ronca; a pesca esportiva no Rio Araguaia e Lago Serra da Mesa; o maior fenômeno de bioluminescência do mundo, no Parque Nacional das Emas; a maior cachoeira em queda livre acessível do Brasil, Salto do Itiquira, em Formosa; o maior quilombo do Brasil, no território Kalunga, em Cavalcante; a maior reserva de cristais do mundo, em Cristalina; a única trilha de poesia do mundo, Caminho de Cora Coralina; a culinária regional e as manifestações culturais, como Folia de Reis, Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas.

 

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123Milhas: prazo para incluir nome na lista de credores vai até terça

Consumidores lesados pela 123Milhas têm até a próxima terça-feira, 26, para solicitar a inclusão na lista de quem tem valores a receber ou corrigir o valor a ser devolvido. Para isso, devem acessar o site da Administradora Judicial e verificar se seus dados foram devidamente incluídos na Lista de Credores e se os valores dos créditos estão corretos.

O edital publicado pela Justiça de Minas Gerais, responsável pelo processo, informa que todos os pedidos de ressarcimento devem, obrigatoriamente, ser feitos no site indicado pela Justiça.

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) explica que, a partir da consulta, podem surgir três casos diferentes, com procedimentos exclusivos para cada um. A explicação sobre como proceder em cada caso, pode ser vista na cartilha elaborada pela DPMG.

A cartilha também mostra o caminho para os consumidores, que ainda não foram inseridos na lista, realizem pedidos para que seus nomes e seus respectivos valores sejam incluídos na recuperação judicial e no plano de pagamento. Todos esses procedimentos podem ser realizados pelos próprios consumidores pela internet.

A orientação da DPMG é a de que o consumidor não deixe a habilitação de créditos ou a apresentação de divergências quanto aos seus dados pessoais e valores a receber, ou mesmo a leitura da cartilha, para a última hora, já que existem prazos previstos em lei para que os documentos ser reunidos e apresentados.

Procon-SP

A assessora técnica do Procon-SP, Patrícia Dias, disse que a expectativa do órgão é a de que todos os prejudicados que fizerem a habilitação como credores no processo de recuperação judicial da empresa sejam ressarcidos. “É fato que a empresa tem patrimônio que a própria Justiça já separou. Este momento da recuperação é a identificação de todos os credores para depois fazer o balanço para saber qual o patrimônio e o montante da dívida”, explicou.

Ela alerta os consumidores que, mesmo que tenham procurado os órgãos de defesa do consumidor municipais ou estaduais, é fundamental também registrar seus dados e enviar a documentação pertinente no site mencionado, para que conste expressamente na Recuperação Judicial, e seja considerado credor da 123Milhas.

Crise

A crise na companhia começou em 18 de agosto de 2023, quando a 123milhas suspendeu a emissão de passagens e pacotes da linha Promo, mais barata por não ter datas definidas de ida e volta, e propôs ressarcir seus clientes por meio de vouchers (comprovantes de pagamento antecipado de serviços).

A empresa foi fundada em 2016, em Belo Horizonte, pelos irmãos Ramiro e Augusto Madureira. Cinco anos depois, em 2021, já era o maior anunciante do país, com investimento de R$ 2,37 bilhões na compra de espaço publicitário.

No dia 29 de agosto do ano passado, a 123milhas protocolou no Tribunal de Justiça de Minas Gerais um pedido de recuperação judicial. No documento, a empresa dizia que o objetivo da medida era assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos com clientes, ex-colaboradores e fornecedores.

No dia 31, o pedido de recuperação judicial foi aceito pela 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte. Com dívidas de R$ 2,3 bilhões, a plataforma de turismo solicitou a suspensão, por 180 dias, das ações de credores e consumidores que foram à Justiça após a interrupção de serviços.

Em janeiro de 2024, a juíza Cláudia Helena Barbosa, da 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte determinou a suspensão da recuperação judicial da empresa 123Milhas. Segundo a juíza, a recuperação judicial da empresa ficaria suspensa até a nomeação de novos administradores judiciais. Além disso, a 123milhas também teria que detalhar as reais condições da Lance Hotéis e da MaxMilhas, que também foram incluídas na recuperação judicial em outubro do ano passado.

A recuperação judicial da 123Milhas já havia sido suspensa em setembro, processo que foi retomado mais uma vez em dezembro. Na época, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça, questionou a agência de viagens on-line sobre os motivos que a levaram a cancelar pacotes e passagens.

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