Ônibus Lilás levará informação à mulher na Ceasa/GO

Campanha Deixe a Mulher em Paz na Ceasa Goiás visa dar mais segurança e voz a mulher da empresa (Foto: Vasconcelos Neto)

Dentro da programação pelo Dia Internacional da Mulher e da campanha Deixe a Mulher em Paz na Ceasa Goiás, nesta terça-feira, 12, das 8h às 12h, estará estacionado no pátio da empresa o Ônibus Lilás, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS). Serão disponibilizados atendimentos com psicólogos, assistentes sociais e especialistas jurídicos, para tratar de questões do direito familiar e do combate à violência contra a mulher. A ação acontece dentro da campanha “Deixe a Mulher em paz na Ceasa Goiás”, que tem como objetivo a conscientização pelo fim da violência e assédio contra a mulher na Ceasa goiana.

Na edição 2024 da ação, o presidente da Ceasa, Manoel de Castro, convidou a Superintende Estadual da Mulher, Mariana Gidrão, para acompanhá-lo na distribuição de material informativo sobre definições de violência contra a mulher, assim como onde e de que forma buscar ajuda em caso de agressão. O gestor fará ainda a entrega de mais de mais de mil rosas e brindes às trabalhadoras das empresas do mercado.

No entreposto de Goiânia, cerca 25 % dos trabalhadores são mulheres, o que tem levado cada vez a administração a pensar ações voltadas para este público. A campanha, que foi deflagrada para que homens e mulheres entendessem que hábitos como o assédio verbal (o fiu-fiu), assim como o olhar invasivo (intrusive staring) consistem em crimes previstos em lei, já está dando frutos. “Percebemos, desde a primeira edição da campanha, uma mudança no comportamento dos homens no nosso mercado. E hoje, temos uma Ceasa mais preocupada com as questões femininas, um local onde a mulher pode se sentir mais segura e valorizada”, afirma Manoel de Castro.

A afirmação do gestor é ecoada pela servidora Ana Clara Caetano, que trabalha na Ceasa desde 2019. Ela conta que atualmente se sente mais segura para circular pelo entreposto. “Diminuiu aquela coisa de a gente andar no mercado e escutar assovios e palavras desagradáveis”, explica a servidora.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos