Apesar de muita chuva nos últimos dias, o sudoeste goiano deve registrar altas temperaturas nos próximos dias. Um alerta emitido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) para esta quinta-feira, 14, e prevê, além de calor, potencial chuvas intensas em todo o estado.
As temperaturas altas que chegam ao estado são causadas pela onda de calor que atinge o Brasil nos últimos dias e que atua com maior intensidade no Mato Grosso do Sul. Por isso, parte dos municípios goianos no extremo sudeste deve ser influenciados pela camada de calor.
Há previsão mais alta, e incomum para esta época do ano, deve ser registrada em Jataí e Rio Verde, com 33ºC. Municípios como São Simão, Caçu, Lagoa Santa, Itarumã e Cachoeira Alta devem ser afetadas com temperaturas mais altas.
Chuva em Goiás
Além do calor, o alerta prevê também a combinação de calor e umidade em várias áreas de instabilidade do Estado. Consequentemente, esses munícipios devem sofrer com pancadas de chuvas e risco potencial para tempestades isoladas em Goiás.
Assim, existe risco para tempestades para chuvas intensas de 20 a 30 mm/h ou 40 mm/dia, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento acima de 60 km/h e raios. As regiões leste e norte devem ser as mais atingidas pela chuva, com previsão de 30 mm/h.
Na capital, a temperatura deve permanecer na casa dos 32ºC e variação de nebulosidade, sol e pancadas de chuva isoladas. A expectativa é de 5 mm de chuva.
Confira a previsão para alguns municípios:
Porangatu – mínima de 24ºC e máxima de 35ºC
Iaciara – mínima de 23ºC e máxima de 33ºC
Morrinhos – mínima de 20ºC e máxima de 32AºC
Aruanã – mínima de 24ºC e máxima de 35ºC
Goianésia – mínima de 20ºC e máxima de 33ºC