Pontos de ônibus de concreto da Região Metropolitana começam a ser demolidos

A partir desta sexta-feira, 15, todos os pontos de ônibus com estrutura de concreto instalados em Goiânia e nas cidades da Região Metropolitana serão demolidos. A primeira remoção será realizada às 7 horas, na Avenida T-2, no Setor Sol Nascente, em Goiânia.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, estará no local para atender a imprensa. Também acompanham a retirada do abrigo o subsecretário de Políticas para Cidades e Transportes, Miguel Angelo Pricinote, o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcisio Abreu, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (SET), Adriano Oliveira.

O projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), lançado em janeiro deste ano pelo Governo de Goiás em parceria com o consórcio das empresas que operam o sistema (Redemob), consiste, entre outra ações, na renovação de toda a frota de veículos convencionais, aquisição de ônibus elétricos e a recuperação, renovação e manutenção da infraestrutura de transportes do Eixo Anhanguera.

Pontos de ônibus

Dentro do cronograma, está prevista a demolição de todos os 865 abrigos de concreto da rede de transporte coletivo e construção de pontos com estrutura metálica para oferecer segurança aos usuários e evitar acidentes que coloquem em risco sua vida ou integridade física.

Foram realizados laudos periciais nesses abrigos de concreto com a finalidade de identificar as condições da estrutura, e aqueles que oferecem perigo serão substituídos primeiro. Verificou-se que 230 estão em estado crítico.

A construção, recuperação e a revitalização dos pontos de parada do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana são ações que integram a Nova RMTC. Ao todo, cerca de 7 mil abrigos receberão as melhorias que também contemplam uma nova identificação, com informações sobre as linhas de ônibus, horários e itinerários e também a instalação de placas de comunicação visual. A ideia é facilitar e melhorar as viagens dos passageiros.

As ações constituem uma das etapas do projeto que demandou investimento de R$1,6 bilhão, sendo R$ 400 milhões provenientes do Governo de Goiás por meio do subsídio ao transporte coletivo, e o restante aplicado pelo consórcio formado pelas concessionárias.

“A nova gestão dos abrigos já é uma realidade. Em menos de um mês após o lançamento da Nova RMTC, cerca de 300 pontos de ônibus foram construídos, reformados ou revitalizados”, diz o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Manutenção preventiva

Pela primeira vez, os pontos de ônibus terão investimentos permanentes nas ações de recuperação e conservação. Os cuidados são chamados de manutenção preventiva. O estado desses abrigos será monitorado pela Redemob, que ficará responsável pela realização regular de serviços de limpeza, iluminação e acessibilidade dos locais de embarque e desembarque dos passageiros.

Também será feita a substituição de peças danificadas, a pintura e a instalação de novos itens de conforto e segurança, como bancos, lixeiras, câmeras e sensores.

“Essas ações fazem parte do projeto Nova RMTC, que tem como objetivo recuperar e requalificar a prestação dos serviços de transporte público coletivo de passageiros na região metropolitana de Goiânia, em benefício dos usuários e da mobilidade urbana”, afirma Miguel.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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