IBGE aponta queda de 1,3% no setor de serviços em Goiás

IBGE aponta queda de 1,3% no setor de serviços em Goiás

O setor de serviços em Goiás registrou uma queda de 1,3% em janeiro, comparado a dezembro de 2023, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na sexta-feira, 15.

Essa é a sexta queda consecutiva no estado. A última alta ocorreu em julho passado, quando o volume de serviços cresceu 7,5%. Apesar das quedas, na comparação com janeiro de 2023, houve um pequeno saldo positivo de 0,1%. No acumulado de 12 meses, também houve crescimento, atingindo 6,2%.

Das cinco atividades investigadas, quatro apresentaram redução na comparação entre janeiro deste ano e janeiro do ano anterior. Serviços profissionais, administrativos e complementares (-7,5%), serviços prestados às famílias (-4,5%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%), e outros serviços (-0,5%) tiveram queda. Por outro lado, os serviços de informação e comunicação registraram um aumento de 11,7%.

Apesar da queda em janeiro, a atividade de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio acumulou um crescimento de 8,8% ao longo de 12 meses.

Além de Goiás, outros estados também apresentaram queda em janeiro comparado a dezembro. Bahia (-1,6%), Pará (-2,1%), Amapá (-2,3%), Mato Grosso do Sul (-2,4%), Mato Grosso (-3,3%), Rio Grande do Norte (-3,8%), Piauí (-4,2%), Sergipe (-5,6%) e Tocantins (-7,9%) estão entre os estados com redução.

Por outro lado, destacaram-se positivamente os estados do Amazonas (10,9%), Rio de Janeiro (5,3%), Roraima (5,1%), Acre (5,1%) e Rondônia (4,6%).

De acordo com o IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços “produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp