Suspeito monitorado por tornozeleira eletrônica é preso por agredir avó e irmã

Suspeito monitorado por tornozeleira eletrônica é preso por agredir avó e irmã

No último sábado, 16, policiais penais de Nova Crixás, com o apoio da Polícia Militar (PMGO), prenderam um suspeito de violência doméstica contra a avó e a irmã. O homem foi detido em flagrante, enquanto as vítimas foram encaminhadas ao hospital pela polícia.

De acordo com a Diretoria-Geral de Polícia Penal, uma das vítimas procurou ajuda na Unidade Prisional Regional de Nova Crixás. O suspeito, que já era monitorado pela Polícia Penal devido a um homicídio, foi identificado por utilizar tornozeleira eletrônica.

Segundo Aristóteles El Assal, coordenador da 2ª Regional Prisional, a irmã do indivíduo apresentava ferimentos evidentes ao procurar socorro na entrada do presídio. Ele relatou que, imediatamente, foi solicitado o apoio da Polícia Militar para averiguar a situação.

Além disso, foi constatado que a avó do suspeito, uma idosa de 86 anos, também estava ferida, com um corte na mão, supostamente causado por uma faca.

O homem foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Nova Crixás, onde foi elaborado o auto de prisão em flagrante. Posteriormente, ele foi encaminhado ao presídio, ficando à disposição da justiça. Seu nome não foi divulgado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Décimo terceiro: primeira parcela do benefício deve ser paga até sexta-feira

O décimo terceiro salario é um dos principais benefícios trabalhistas no país, e sua primeira parcela será paga até esta sexta-feira, 29. A partir de 1º de dezembro, os empregados com carteira assinada começarão a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o décimo terceiro salario injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador receberá R$ 3.096,78.
Essas datas são válidas apenas para os trabalhadores na ativa. Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram o decimo terceiro antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio, e a segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.

Quem tem direito?

De acordo com a Lei 4.090 de 1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao decimo terceiro os aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. O mês em que o empregado trabalhar 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.
Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o decimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.
O decimo terceiro salario só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro.
A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do decimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.
O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do decimo terceiro. Sobre ele, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela. A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do decimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp