Campanha de Vacinação contra Influenza de 2024 começa nesta sexta em Goiás

Público-alvo da vacinação em Goiás é de 2.482.497 pessoas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) dará início, na manhã desta sexta-feira, 22, à Campanha de Vacinação contra a Influenza de 2024. Este ano, a campanha foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A SES-GO já recebeu do Ministério da Saúde (MS) uma primeira remessa de 240 mil doses da vacina.

A cerimônia de abertura será na Unidade de Saúde da Família Santa Rosa, em Senador Canedo. O evento contará com a presença do secretário estadual da Saúde, Rasível Santos.

O público-alvo da vacinação em Goiás é de 2.482.497 pessoas. A distribuição das doses para os municípios começou nesta semana, possibilitando o início da aplicação nas Secretarias Municipais de Saúde.

“A influenza é uma doença que deve preocupar a todos os goianos, e a melhor forma de prevenção de casos graves e óbitos é a vacina. Ela é segura, eficaz e salva, todos os anos, milhares de vidas. Por isso, proteja-se”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

A vacinação é essencial para prevenir casos graves e óbitos por influenza, sendo segura, eficaz e responsável por salvar milhares de vidas anualmente. A campanha será realizada nas 900 salas de vacinação do estado, presentes em todos os 246 municípios goianos.

A vacina utilizada é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Estima-se que 75 milhões de pessoas em todo o país sejam imunizadas. Além disso, a vacina contra influenza pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, protegendo toda a população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos e gestantes.

Quem podem se vacinar

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
• Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos.
• Trabalhadores da Saúde.
• Gestantes.
• Puérperas.
• Professores dos ensinos básico e superior.
• Povos indígenas.
• Idosos com 60 anos ou mais.
• Pessoas em situação de rua.
• Profissionais das forças de segurança e de salvamento.
• Profissionais das Forças Armadas.
• Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
• Pessoas com deficiência permanente
• Caminhoneiros.
• Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso).
• Trabalhadores portuários.
• Funcionários do sistema de privação de liberdade.
• População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Crianças que vão receberem o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp