Goiás é reconhecido nacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação

Conquista de Goiás como estado livre de febre aftosa sem vacinação fortalece a pecuária nacional e abre portas para mercados internacionais exigentes

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta segunda-feira, 25, a Portaria nº 665. O documento reconheceu nacionalmente Goiás como livre de febre aftosa sem vacinação, juntamente com outros 16 estados e o Distrito Federal. A portaria também proíbe o armazenamento, comercialização e uso de vacinas contra a febre aftosa nessas áreas.

Ainda restringe a movimentação de animais e produtos desses locais para outras regiões que ainda realizam a vacinação no país. Essa restrição permanecerá em vigor até que a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) conceda reconhecimento internacional de livre de febre aftosa sem vacinação a todas as unidades da Federação.

O processo de transição para o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação é parte do Plano Estratégico do Plano Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), com o objetivo de que o Brasil se torne totalmente livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Essa transição é feita mediante o atendimento aos critérios definidos no plano, alinhado com as diretrizes do Código Terrestre da OMSA.

O reconhecimento como livre de febre aftosa sem vacinação abre portas para os produtos pecuários desses estados acessarem os mercados mais exigentes do mundo. Para tal, a OMSA exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados e regiões propostas por, pelo menos, 12 meses.

Atualmente, no Brasil, apenas alguns estados têm o reconhecimento internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação pela OMSA: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia e partes do Amazonas e do Mato Grosso.

Campanha

Em abril, será realizada a última imunização contra aftosa nos estados que estão fazendo a transição, enquanto os estados que continuam com a vacinação prosseguirão com as etapas em maio e novembro. Os produtores devem adquirir as vacinas nas revendas autorizadas e mantê-las entre 2°C e 8°C, além de realizar a declaração de vacinação nos prazos estipulados pelo serviço veterinário estadual.

 

 

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Serasa oferece até 99% de desconto em dívidas no Feirão Limpa Nome

O Feirão Serasa Limpa Nome está proporcionando aos consumidores brasileiros a oportunidade de quitar suas dívidas com descontos impressionantes de até 99%. Até o final de novembro de 2024, os interessados podem participar desse evento, que se tornou uma tradição anual no país. A iniciativa visa facilitar a regularização da situação financeira de muitas pessoas, permitindo que elas negociem suas pendências de forma mais acessível e vantajosa.

Os descontos oferecidos no Feirão Serasa Limpa Nome têm chamado a atenção de quem busca uma maneira de resolver suas dívidas sem comprometer tanto o orçamento. Com condições especiais e descontos que chegam a até 99%, os consumidores estão encontrando uma oportunidade única para regularizar sua situação financeira. Essa iniciativa tem impacto positivo não apenas na vida individual de cada devedor, mas também na economia como um todo, contribuindo para a injeção de dinheiro no mercado e redução da inadimplência.

Durante o Feirão Serasa Limpa Nome, os participantes podem contar com facilidades na renegociação de suas dívidas, permitindo que eles encontrem alternativas personalizadas para quitar o que devem. Com o objetivo de auxiliar os consumidores a saírem do vermelho, a Serasa tem se destacado como uma parceira na busca pela regularização financeira. Essa ação promocional mostra o comprometimento da empresa em fornecer soluções que atendam às necessidades dos brasileiros endividados.

Além dos descontos generosos, o Feirão Serasa Limpa Nome também é reconhecido pela facilidade de acesso e pelo suporte oferecido aos participantes. A plataforma online possibilita uma experiência simples e intuitiva, permitindo que as pessoas verifiquem suas pendências, simulem negociações e efetuem acordos de forma rápida e segura. Com a tecnologia a serviço da regularização financeira, fica mais fácil para os devedores resolverem suas questões e recuperarem a saúde financeira.

Os consumidores interessados em aproveitar os descontos e facilidades oferecidos pela Serasa durante o Feirão têm até o final de novembro para participar. Essa é uma oportunidade valiosa para quem deseja limpar o nome, negociar dívidas e retomar o controle de suas finanças. Com descontos de até 99%, essa é uma chance imperdível para quem busca regularizar sua situação e iniciar um novo ciclo financeiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos