Os atletas goianos conseguiram ótimos resultados no Open Malta e no Campeonato Mundial de Karatê, realizados na ilha de Malta. Composta por 13 integrantes, a delegação goiana contou com o apoio logístico do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que viabilizou passagens aéreas para o grupo. Ao todo, a delegação goiana conquistou 22 medalhas nas duas competições – nove de ouro, sete de prata e seis de bronze.
O grupo faz parte do Projeto Construindo Campeões, que foi criado em 2019 e já atende mais de 11 mil alunos, em cerca de 100 municípios goianos, com aulas de artes marciais, como karatê, judô, jiu-jitsu, boxe e taekwondo. Quem voltou com a bagagem mais pesada foi Mário Kanashiro, que na categoria Master subiu ao pódio duas vezes, conquistando a medalha de prata no Open e de ouro no Campeonato Mundial pela modalidade do Kata.
“Os resultados que conquistamos em Malta evidenciam o crescimento da modalidade em Goiás, que se deve muito ao Construindo Campeões. Já estamos com cinco anos de projeto em andamento e, nesse período, conseguimos garimpar vários talentos em todos os cantos do Estado”, comemorou Mário, que também é superintendente de Paradesporto e Fomento Esportivo da Seel.
Atleta descoberto pelo Construindo Campeões há cerca de dois anos, em Valparaíso de Goiás, Lucas Henrique teve a oportunidade de disputar a sua primeira competição internacional e enalteceu o apoio do Governo de Goiás para tornar isso possível. “Se não fosse esse apoio, dificilmente iríamos conseguir disputar essa competição pois o custo é muito alto. Estamos muito felizes em representar o Construindo Campeões, o Estado de Goiás e o nosso país”, destacou o atleta, que conquistou o título no Open e no Mundial, na modalidade kumite.