Caiado e Gracinha entregam quadra poliesportiva em colégio da cidade de Goiás

Caiado e Gracinha entregam quadra poliesportiva em colégio da cidade de Goiás

Estudantes do Colégio Estadual Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé, na cidade de Goiás, comemoraram nesta quarta-feira (27/03) a inauguração da quadra poliesportiva que vai contribuir para o aprendizado de 640 alunos da unidade. A obra, que custou cerca de R$ 1 milhão, foi entregue pelo governador Ronaldo Caiado e pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

“Nossa educação está de parabéns. Vocês todos aqui uniformizados e tendo um colégio que, além de referência, tem uma quadra com esse padrão de excelência. É a segunda inaugurada neste novo modelo, esse piso cada dia mais sofisticado. Como ortopedista que sou, sei que, quanto menor impacto, menos penaliza tornozelo”, afirmou o governador.

Gracinha Caiado reforçou a qualidade da educação em Goiás. “Eu peço hoje para que a educação e a segurança não sejam projetos ou programas de governo, mas que se transforme em política de Estado. E é justamente por isso que Goiás hoje sai na frente e é referência”, ressaltou.

“Essa quadra hoje está sendo entregue a vocês com toda dignidade que merecem, inclusive com o que tem mais novo no mercado, que é esse piso portátil. Ele tem garantia de 11 anos, não precisa de manutenção, não precisa de pintura. É feito de uma forma que se entrar água, ele drena sozinho”, detalhou a secretária da Educação, Fátima Gaviolli.

Aluna representante da rede, Tayna Custódio agradeceu ao governador pelas melhorias na escola e reforçou a importância do kit escolar fornecido pelo Governo de Goiás. “Antes a gente tinha que comprar uniforme e agora ganhamos o kit uniforme, o kit escolar. Eu só tenho a agradecer. Estou muito feliz por ter acontecido isso com a gente”, celebrou.

Além da entrega da quadra poliesportiva, a unidade de ensino recebeu ainda a pintura geral, instalação de plataforma elevatória para cadeirantes (item de acessibilidade), implantação de uma central de combate a incêndio e a reformulação do paisagismo. Vale destacar que em 2021 o Governo de Goiás já tinha reformado o Lyceu de Goyaz Professor Alcide Jubé. Na época, foram entregues um laboratório móvel, novos banheiros e cantina, entre outros itens.

Tarde de visitas

Durante a tarde, Gracinha Caiado aproveitou a chegada à cidade de Goiás para assistir ao desfile mirim ao lado dos secretários da Retomada, César Moura, e da Cultura, Yara Nunes. Psteriormente, conheceu de perto a estrutura da fanfarra da cidade. Vale ressaltar que as manifestações que contemplam o fogaréu receberam investimentos do Governo de Goiás para a compra de novos materiais e indumentárias.

A primeira-dama ainda esteve no Quartel do 20, em que foi recebida com os agradecimentos das passadeiras, farricocos e festeiros do Fogaréu. Gracinha também ganhou um mini farricoco ao conhecer a estrutura e local onde são confeccionadas as fantasias. “O apoio financeiro sem voluntariado não vai para frente”, afirmou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp