O processo eleitoral em Jataí, cidade do vice-governador Daniel Vilela – que também preside o MDB em Goiás – caminha para três pré-candidaturas à prefeitura local. As duas principais: a do MDB, que representa a continuidade da gestão do prefeito Humberto Machado; e a de oposição, encabeçada pelo vice-prefeito Geneilton Assis, ex-emedeebista e agora filiado ao PL.
Com apoio já declarado do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice-governador, Humberto disputará o sexto mandato. Seu eventual sucesso nas urnas contribuirá com os planos de Daniel de reeleger-se governador em 2026 – ele assume o governo a partir de abril do mesmo ano com a desincompatibilização de Caiado.
O atual prefeito agora anda às voltas com a definição do nome que será seu companheiro de chapa – Geneilton, antes de filiar-se ao PL, rompeu politicamente com Humberto. Há quem aposte no presidente do Sindicato Rural de Jataí, Evandro Vilela, que não estaria disposto a encarar a empreitada; ou em algum secretário municipal.
O vice-prefeito lançou sua pré-candidatura em evento no final de março ao lado do senador Wilder Morais, presidente regional do PL. Geneilton tem foco no eleitorado bolsonarista, e dá atenção especial ao agronegócio, forte naquele município e em outras cidades da região Sudoeste.
Este segmento do eleitorado, avaliam aliados de Geneilton, estaria “órfão”: é que Humberto, não raro, lança mão de um certo pragmatismo político. Não se declara bolsonarista de carteirinha, e tampouco lulista. Defende a busca de recursos federais em Brasília, independentemente de quem seja o presidente. E aposta na tese de que os jataienses querem obras e resultados. Simples assim.
Para a vice de Geneilton está cotada Flaviane Scopel (Republicanos), que foi candidata a deputada federal em 2022. Ela também tinha seu nome mencionado como pré-candidata à Prefeitura de Jataí, mas seu grupo hoje está bem próximo de Geneilton. Fecha a lista a professora e ex-vereadora Soraia Rodrigues, que tem a intenção de disputar as eleições como representante do Partido dos Trabalhadores.