Paineiras de Goiânia embelezam a cidade durante período de floração

Paineiras de Goiânia embelezam a cidade durante o período de floração

Porte grande, copa arredondada, tronco largo, com uma base incrivelmente assentada, bem enraizadas no solo e com um espinho peculiar. Assim são as paineiras de Goiânia. Na Capital, elas estão presentes em vários canteiros centrais, mais largos, e fornecem sombras para quem vive na cidade. De acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), atualmente a espécie não é mais plantada nas calçadas e canteiros centrais, por conta do grande porte, porém, as mais antigas são preservadas e encantam com sua propriedade paisagística e natural. A espécie arbórea é plantada em áreas maiores como os parques.

O interesse pela espécie ornamental é justificado no período de floração, quando o tom rosa toma conta dos numerosos galhos. “Em Goiânia, além da coloração rosa, possuímos ainda algumas da cor branca. É uma espécie nativa da América do Sul, sua florada ocorre naturalmente em florestas tropicais e subtropicais do Brasil e da Argentina”, conta o presidente da Amma, Nadim Neme.

Segundo o último levantamento do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de 2007, por amostragem, Goiânia possuía em torno de 1.187 árvores de paineira barriguda em passeios públicos, canteiros centrais e praças. “Contudo é um número controverso. Já em um levantamento mais recente, apontamos ao menos nove lugares que possuem uma grande quantidade de paineiras”, explica a analista e engenheira agrônoma da Amma, Jarina Padial.

Banquete

Vale ressaltar que com a política pública ambiental de substituição de árvores com a saúde fitossanitária comprometida, algumas paineiras já foram substituídas ao longo dos anos em Goiânia, por outras espécies que melhor se adaptam nas vias públicas da metrópole e oferecem alimentos para a ave fauna. “Além das novas espécies, as paineiras que estão presentes em Goiânia se tornaram exemplo de um verdadeiro banquete para os psittacidae, como araras e periquitos, que se alimentarão no próximo ciclo dos frutos”, explica Jarina.

As paineiras estão presentes na Avenida Vera Cruz, Parque Sabiá, Avenida Pio XII, Avenida 3ª Radial, entre outros. Além disso, estão em todas as regiões de Goiânia, como na Região Norte, no Jardim Guanabara; Região Oeste, no Setor Parque Industrial João Braz; e na Região Sul, no Setor Pedro Ludovico.

Além do colorido, as flores garantem alimento aos insetos, como borboletas e abelhas responsáveis pela polinização.

Confira nove lugares com paineiras em Goiânia:

– Avenida Vera Cruz, Jardim Guanabara (Canteiro Central)
– Avenida dos Flamboyants esquina com Rua F-1, Parque das Laranjeiras (Paineira Branca em passeio público)
– Avenida Pio XII, Cidade Jardim (Canteiro Central)
– Avenida Circular, Setor Pedro Ludovico (Canteiro Central)
– Avenida 3ª Radial, Setor Pedro Ludovico (Canteiro Central)
– Avenida Caiapó, Setor Santa Genoveva (Canteiro Central)
– Avenida Leste-Oeste, Setor Parque Industrial Joao Braz (Canteiro Central)
– Parque Sabiá – Alameda dos Rouxinóis, Parque das Laranjeiras
– No Campus Samambaia e na Vila Itatiaia, elas também se encontram presentes, além de outros vários pontos de nossa Capital.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos