Assembleia aprova em definitivo alteração no Ipasgo Saúde

Sede do Ipasgo Saúde

Em sessão plenária realizada na terça-feira, 9, deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concederam aprovação final ao projeto de lei nº 5869/24, de autoria do Poder Executivo. O texto promove alterações na Lei nº 21.880/23, responsável por instituir o Serviço Social Autônomo de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos e Militares do Estado de Goiás (Ipasgo Saúde).

O projeto visa adequar a legislação às exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ampliando o leque de patrocinadores e beneficiários do serviço. O objetivo é também ajustar questões administrativas e de financiamento do Ipasgo Saúde.

Uma das alterações mais significativas é a expansão do rol de possíveis patrocinadores, o que consequentemente ampliará o número de beneficiários do serviço. Segundo a Governadoria, essa ampliação é necessária para viabilizar novas fontes de receita. O novo texto inclui como dependentes:

– O cônjuge ou companheiro;
– Parentes de 1º a 3º grau consanguíneos, como pais, filhos (naturais ou adotivos), irmãos, sobrinhos e netos;
– Parentes de até 2º grau por afinidade, como enteados, cunhados ou sogros.

Outra mudança relevante está relacionada ao artigo 2°, incisos III e IV, que agora permite a exploração dos recursos de propriedade ou de uso do Ipasgo Saúde, além de outras fontes como ressarcimentos, compensações, programas de apoio custeados por entes públicos e outras rendas eventuais, bem como contribuições dos patrocinadores.

Além disso, os benefícios tributários para o Ipasgo Saúde serão expandidos com a isenção de custas, emolumentos e demais taxas judiciárias estaduais, o que, de acordo com o governo estadual, facilitará a regularização do patrimônio transferido pelo Estado ao serviço social autônomo.
O deputado Antônio Gomide, representando a bancada do PT, registrou voto contrário à matéria durante a votação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos