Encontro de gestores da Saneago destaca estratégias de universalização do saneamento

Daniel Vilela na abertura do Encontro de Gestores da Saneago: “Goiás tem hoje um atendimento muito acima da média nacional”

A Saneago realiza, nesta segunda, 15, e terça-feira, 16, o Encontro Anual de Gestores 2024. O evento, em sua segunda edição, pretende apresentar as metas, indicadores e ferramentas estratégicas das unidades da companhia, promovendo o treinamento e compartilhamento de informações, para mais de 700 participantes, no Teatro Sesi, em Goiânia. Representando o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela abriu a programação e elogiou a universalização do sistema de água, assim como a ampliação do esgotamento sanitário e a diminuição das perdas de água na distribuição.

“Isso é uma demonstração de que quando você tem um governo liderado por um governador competente, honesto, que mudou as práticas políticas e administrativas desse estado, a gente consegue alcançar a eficiência no setor público, levando o saneamento a toda a população”, disse Daniel Vilela em relação às conquistas dos últimos cinco anos. “Goiás tem hoje um atendimento muito acima da média nacional, tanto de água quanto de esgoto. Naturalmente, continuaremos investindo para que a gente possa alcançar a plena universalização dos sistemas de saneamento aqui no nosso estado”, completou.

Daniel ainda relembrou as dificuldades que a companhia enfrentou no passado. “A empresa viveu, há seis anos, o seu pior momento. E, agora, tem seu melhor momento com resultados econômicos financeiros históricos, os melhores de toda a sua existência. Então é uma grande guinada que houve ao longo desses últimos cinco anos, através da administração do atual quadro de diretores e, naturalmente, em razão da determinação e da liderança do governador”.

Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, a companhia presta serviço em 223 dos 246 municípios goianos e, desde 2019, conseguiu atingir metas de universalização de água e conseguiu ampliar o sistema de esgotamento sanitário. “Nesses últimos 5 anos, a companhia cresceu muito e os números falam por si: ampliamos o esgoto para mais de 1 milhão de pessoas, saímos de 59% de cobertura no estado, já batemos 73% em dezembro de 2023. No abastecimento de água, já estamos com 98%. A universalização, cuja meta é atingir até 2033, já estamos praticamente universalizados, agora estamos procurando atender as comunidades com o saneamento rural”, afirmou ele.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales, também esteve na abertura do evento e parabenizou a companhia pelos resultados. “Os avanços da Saneago são refletidos nos números que anualmente a companhia apresenta nos seus resultados financeiros, da sua ampliação de atendimento, da melhora de eficiência nos seus dados e nos seus indicadores. Isso tem sido um grande orgulho para o Governo de Goiás”, ressaltou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Úrsula Silva, irmã de MC Kevin, morre aos 36 anos por complicações de trombose

Úrsula Muga Silva, irmã do cantor MC Kevin, morreu aos 36 anos. A notícia foi confirmada nesta terça-feira, 17, por Valquiria Nascimento, mãe do artista, por meio de uma publicação no Instagram.

Embora não fosse mãe biológica de Úrsula, Valquiria explicou que ajudou a criá-la entre os 12 e os 19 anos, após o falecimento da mãe da jovem. Úrsula, filha do pai de MC Kevin, mantinha uma relação próxima com a família.

Segundo Valquiria, Úrsula sofria de trombose, mas não seguia o tratamento adequado para a doença. “Não se cuidou, acabou passando mal e indo embora”, lamentou. Úrsula era casada e deixou um filho pequeno.

Relembre a morte de MC Kevin
MC Kevin, cujo nome era Kevin Nascimento Bueno, morreu aos 23 anos após cair do 5º andar de um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O cantor chegou a ser socorrido com vida e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, mas não resistiu.

O funkeiro, que acumulava quase 14 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 1,8 milhão de ouvintes mensais no Spotify, deixou um legado marcante no cenário musical.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp