Turismo de Goiás em destaque na Feira WTM Latin America, em São Paulo

As potencialidades turísticas de Goiás são apresentadas ao mundo durante a Feira WTM Latin America, realizada em São Paulo nesta semana. O governador Ronaldo Caiado, acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participou da abertura do evento nesta segunda-feira (15/04), que contou com show do cantor goiano Bruno, da dupla com Marrone. “Quem quer mais, vai pra Goiás. É a grande realidade”, disse o governador ao enaltecer as inúmeras atrações do estado.

A Feira WTM é o principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina com 620 expositores. Caiado esteve no estande goiano e conferiu as apresentações. “Temos um leque de opções, com uma natureza abundante e bonita. Há passeios maravilhosos para cada um dentro da sua aptidão e gosto. Têm cidades históricas como Goiás, Pirenópolis e Corumbá. Caldas Novas e Rio Quente com suas águas termais. E não posso deixar de falar da Chapada dos Veadeiros, que encanta o mundo todo, além de termos os melhores sertanejos do Brasil”, enumerou o governador.

A apresentação do sertanejo Bruno contou ainda com participação dos cantores Pádua e Daniela Carvalho. O show faz parte do projeto Expo Goiás, iniciativa da Secretaria da Retomada que objetiva promover o estado nas mais variadas perspectivas. “Ver tanta gente levando a marca de Goiás para casa, querendo nos visitar e saber mais do estado mostra que a feira alcançou a finalidade. Vamos atrair visitantes, negócios e eventos, fomentando nossa economia”, frisou o secretário da Retomada, César Moura.

No estande, a Goiás Turismo exibe ainda os principais destinos que atraem milhares de pessoas. A estrutura possui balcões com representação das regiões dos Negócios e Tradições, incluindo Goiânia, as cidades históricas da Região do Ouro, como Rota dos Pirineus (Cocalzinho, Pirenópolis e Corumbá), e o Caminho de Cora Coralina. Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, “a WTM é uma feira de negócios se fecha parcerias muito além do turismo, que é transversal, sempre visando o crescimento do nosso estado”.

Quem conferiu as atividades realizadas pelo estande goiano no primeiro dia elogiou. “Foi a melhor ação da feira. Parabéns ao turismo de Goiás”, afirmou Priscila Macedo Fortado, da PS Viagens, de Mato Grosso. “Como bom mineiro, estamos bem próximos em termos de cultura e música. Obviamente, a gente tem capacidade de mandar vários turistas e visitantes para Goiás, que está preparado para nos receber”, considerou o gerente da Diversa Turismo, Ricardo Andrade.

Realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, a Feira WTM reúne 27 mil profissionais do turismo e representantes de cerca de 40 países. Com o tema “The Future is Open. Be The Change” (O futuro está aberto. Seja a mudança), o evento ocorre até quarta-feira (27/04), com a realização de 50 conferências, oportunidade de negócios e ampliação de networking.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp