Segunda edição do Centraliza na Avenida Goiás reúne passeio ciclístico e atrações culturais

Segunda edição do Centraliza na Avenida Goiás reúne passeio ciclístico e atrações culturais

A Avenida Goiás, no Centro de Goiânia, será palco de mais uma edição do Centraliza no domingo, 28 de abril, com um dia inteiro de atividades culturais, esportivas e de lazer, promovido pela Prefeitura de Goiânia. Serão mais de 14h de programação entre atividades esportivas, culturais e de lazer, com um diferencial: desta vez, o “esquenta” começa na noite anterior, 27.

“Já pode separar na agenda o fim de tarde de sábado, na Avenida Goiás, pois a atração que estamos preparando é algo muito desejado pela população”, promete o prefeito Rogério.

Segundo o prefeito, quando foi realizada a primeira edição, o objetivo era de que a ação no Centro ocorresse uma vez por mês. “No entanto, sentimos nos moradores da região o desejo pulsante de que o fechamento da Goiás se tornasse rotineiro aos domingos. Por isso, decidimos diminuir o espaço de tempo entre uma edição e outra”, explica Rogério.

Passeio ciclístico

Seguindo a proposta de revitalizar e requalificar o Centro de Goiânia, além de atrações culturais e de lazer previstas para a 2ª edição do Centraliza, como apresentações musicais, performances circenses, exposição de carros antigos e encontro de motos, a Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) prepara um passeio ciclístico com percurso médio previsto de 12 quilômetros marcado para às 16h.

“Estamos desenvolvendo uma rota que passa pelos principais pontos turísticos da nossa capital, como monumentos, praças e parques. Durante todo o trajeto, prestaremos auxílio com hidratação aos participantes e toda infraestrutura e segurança necessárias”, explica o titular da pasta, Danilo Rabelo.

O evento é gratuito e as inscrições estarão disponíveis em breve.

Sobre o Centraliza

O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia, que tem como principal objetivo a requalificação do Centro da capital com foco em sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.

Entre as ações previstas para o Setor Central estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas, além de ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o REFIS realizado no Mercado da Rua 3, entre outubro e dezembro de 2023, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca de mais de 51% da iluminação pública do setor, retirada dos fios mortos, por meio do Programa Cidade Segura, e ações de esporte, cultura e lazer, como o fechamento da Avenida Goiás, no domingo, para atividades.

“Foram meses de muito trabalho e estudos da nossa equipe para conseguir viabilizar benefícios fiscais para fortalecer o comércio e atrair novos negócios, a fim de valorizar a região. Trata-se de um projeto geral, bem completo e, por isso, precisamos que a população abrace o Programa, pois o nosso Centro precisa urgentemente de requalificação, que trará dignidade para quem vive e trabalha na região”, defende o titular da pasta de Finanças do município, Vinicius Henrique Alves.

Expectativa

E se a 1ª edição, realizada no dia 7 de abril, mostrou a que veio, a 2ª chega para confirmar a expectativa da dona Vânia, que possui uma banca de lanches no cruzamento da Avenida com a Rua 3. “Era tudo o que eu queria. Com esse evento do Centraliza deu gosto de ver o calçadão cheio de gente. Estava lindo. Bom pro Centro e para mim, que aumentei a freguesia”, destacou a comerciante.

Fotos: Secom

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos