Um incêndio de grandes proporções em uma pousada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deixou 11 pessoas feridas e outras 10 mortas na madrugada desta sexta-feira, 26. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 2h e o fogo foi controlado por volta das 5h. Autoridades apontam que o local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A pousada fica na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Barros Casal, no sentido Centro-bairro. Bombeiros apontaram que, no primeiro andar do prédio, foram encontradas duas vítimas. No segundo, cinco, e no terceiro, outras três.
Além dos mortos, onze pessoas ficaram feridas no incêndio. Oito delas precisaram de atendimento médico e foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais da região. Outras receberam atendimento no Hospital Cristo Redentor.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), duas das vítimas estão internadas em estado grave e entubadas. Outra, também grave, teve 20% do corpo queimado. Existe ainda outra vítima que fraturou uma perna.
Causa do incêndio
Até o momento, o Corpo de Bombeiros não conseguiu definir o que teria causado o incêndio. A corporação avaliou que as chamas se alastraram rapidamente pois os quartos da pousada são muitos próximos, o que também poderia ter dificultado para que as pessoas saíssem do local.
Os bombeiros informaram que a pousada funciona de forma irregular, não tinha alvará ou plano de proteção contra incêndio.