PF fecha estabelecimento envolvido em exploração sexual em Jataí

Polícia Federal encerrou as atividades de um estabelecimento em Jataí envolvido em exploração sexual, como parte da Operação Área de Segurança

Um estabelecimento comercial em Jataí teve suas atividades suspensas, após constatar seu envolvimento em práticas ilícitas de exploração sexual. A ação faz parte da segunda fase da Operação Área de Segurança, deflagrada nesta sexta-feira, 26, pela Polícia Federal (PF).

A operação teve como objetivo combater crimes de rufianismo, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual e associação criminosa. A decisão judicial de suspender as atividades do local foi tomada após investigações que revelaram a continuidade das atividades criminosas, mesmo após a primeira fase da operação em dezembro de 2023.

Durante as diligências, foram realizados mandados de busca e apreensão, resultando na aplicação de medidas cautelares. As investigações apontaram que a proprietária do estabelecimento atraía mulheres de várias regiões, especialmente de Goiás, para envolvê-las em redes de prostituição, oferecendo alojamento e alimentação.

À noite, o espaço se transformava em um local para a prática de exploração sexual, com a proprietária lucrando e participando dos ganhos obtidos.

Além disso, foi descoberto durante a Operação que o estabelecimento manipulava seu registro no CNPJ, apresentando-se falsamente como uma casa de drinks para ocultar suas atividades ilícitas. Tanto os antigos proprietários quanto a atual estão sob investigação.

Primeira fase

Em dezembro do ano passado, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um no estabelecimento onde ocorria a exploração sexual e outro na residência de um dos envolvidos na administração do negócio ilícito.

Foi constatado a relação dos fatos inicialmente investigados com a suposta prática do crime de manter, por conta própria ou de terceiros, estabelecimento em que ocorra exploração sexual, haja, ou não, intuito de lucro ou mediação direta do proprietário ou gerente (art. 229 Código Penal), além do crime de tirar proveito da prostituição alheia, participando diretamente de seus lucros ou fazendo-se sustentar, no todo ou em parte, por quem a exerça (art. 230 Código Penal).

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos