Família denuncia morte de idosa após não conseguirem entrar em contato com emergência

Família denuncia morte de idosa após não conseguirem entrar em contato com emergência

Família denuncia morte de idosa após não conseguirem entrar em contato com emergência

Uma idosa de 70 anos morreu após os familiares não conseguirem contatar o SAMU e o Corpo de Bombeiros quando ela começou a passar mal, em Jaraguá, na região central de Goiás. Segundo Maria Aparecida da Costa, sobrinha da idosa, a família fez tentativas para ligar para diversos números, porém os serviços emergenciais não foram alcançados. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira, 29.

“Minha tia estava agonizando e era acamada, não tinha como levarmos ela [ao hospital]. A gente liga 192 e 193, quando atende, cai na Polícia Militar. Liga no bombeiro, cai na polícia. Emergência não está funcionando de jeito nenhum”, descreveu a sobrinha.

O Procon de Jaraguá está atualmente investigando o ocorrido e já notificou a Oi, a operadora é responsável pela infraestrutura dos números de emergência na cidade. A Oi respondeu prontamente enviando uma equipe técnica para investigar a falha e comprometeu-se a efetuar os reparos caso a responsabilidade seja da empresa.

Morte da idosa

Maria Aparecida, dona de casa, relatou que tanto a tia, Maria Soares da Costa, que era acamada, quanto sua mãe, de 66 anos e com o fêmur quebrado, estavam morando com ela. No dia em que a tia passou mal, Maria Aparecida estava a caminho de Goiânia com as filhas, uma das quais tem epilepsia e a outra paralisia cerebral.

Enquanto a idosa enfrentava problemas de saúde em casa, ela estava acompanhada pela irmã, que estava com o fêmur quebrado, pelo marido da sobrinha (responsável por fazer as ligações para o socorro) e pelos três filhos deste último, sendo que um deles possui hidrocefalia, autismo e outras três condições de saúde delicadas.

Maria Aparecida relatou que o esposo tentou ligar para a emergência mais de 30 vezes, pois não podia deixar o filho e a sogra sozinhos em casa. Diante da situação do estado de saúde da idosa, ele acabou deixando o filho aos cuidados da sogra com o fêmur quebrado e foi até o SAMU para solicitar socorro para a tia.

Após o falecimento da idosa, a irmã dela, que estava incapacitada de andar devido a uma recente cirurgia para reparar o fêmur quebrado, também passou mal e precisou de assistência médica. Novamente, a família enfrentou dificuldades para acionar o socorro. Somente após os familiares irem até o quartel dos bombeiros em busca de ajuda é que ela foi levada ao hospital pela equipe de resgate, ela encontra-se bem e já recebeu alta.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito com obras de Weber e Beethoven

Nesta sexta-feira, 22, às 20h30, a Orquestra Filarmônica de Goiás realizará um concerto gratuito na Paroquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, localizada no Setor Nova Suiça, em Goiânia. Este evento faz parte da série “Relembre o Futuro” e será regido pela maestra associada Mariana Menezes.
 
Durante a apresentação, serão executadas duas obras icônicas da música clássica alemã: a abertura Oberon, de Carl Maria von Weber, e a Sinfonia no 6 em Fa Maior, opus 68, também conhecida como Sinfonia Pastoral, de Ludwig van Beethoven. Ambos os compositores são considerados pilares da música clássica alemã e viveram entre os séculos 18 e 19, um período de grande sucesso para a ópera na Europa.
 
Oberon, uma ópera romântica em três atos, foi composta por Carl Maria von Weber com base no libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland. Já a Sinfonia Pastoral de Beethoven teve o propósito de descrever as sensações experimentadas nos ambientes rurais e é uma das obras mais conhecidas da fase romântica do compositor.

Orquestra Filarmônica de Goiás

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu Franca. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 2021.
 
Este concerto gratuito é uma oportunidade única para os amantes da música clássica de Goiânia e região. Com a regência de Mariana Menezes, a Orquestra Filarmônica de Goiás promete uma noite memorável, resgatando a essência da música clássica alemã através das obras de Weber e Beethoven.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos