O prefeito de Buriti Alegre, André Chaves (MDB), bateu o martelo e apresentou a chapa majoritária que terá o seu apoio nestas eleições de 2024: o ex-secretário municipal de Turismo, Clayton Carvalho, é o pré-candidato a prefeito; e o empresário Emiliano Gomes, que deve atrair votos dos jovens, dos comerciantes e de representantes do agronegócio, o pré-candidato a vice.
A definição por ambos também oficializa a dobradinha entre o PP do ex-deputado federal e presidente da Agência Goiânia de Habitação, Alexandre Baldy; e o MDB do vice-governador Daniel Vilela.
Daniel tem reafirmado que, para os emedebistas, a prioridade na formatação das chapas será o União Brasil do governador Ronaldo Caiado, mas também diz entender quando há necessidade de composição com outras legendas aliadas ao governo estadual – como o PP – a fim de garantir a vitória de um candidato a prefeito ligado ao grupo caiadista. Caso também de Caçu, onde a prefeita Ana Cláudia deve respaldar chapa semelhante, formada por PP e MDB.
Em Buriti Alegre, Clayton e Emiliano têm confirmadas as presenças de Caiado e de Daniel em seus palanques, além da do deputado federal Adriano Avelar (PP), o “Adriano do Baldy”, de quem o pré-candidato a prefeito é cunhado.
Ambos também já contam com apoio de outras legendas, como o Solidariedade e o União Brasil, que hoje ocupa a vice-prefeitura com Evandro Bacabal – que não demonstrou interesse na disputa por conta de negócios na iniciativa privada. Além disso, oito dos nove vereadores da Câmara Municipal, incluindo o presidente Betim Sassa, também estão com a dupla “ungida” por André Chaves. Sem contar 30 pré-candidatos a vereadores da chapa proporcional formada por PP, MDB e Solidariedade.
Além da chapa governista, há outras duas pré-candidaturas praticamente definidas na cidade: o ex-prefeito João Alfredo tentará novo mandato pelo PT. De olho nos votos do bolsonarismo naquela região, Garibaldo Neto (PL), que deve contar com o PSDB como principal aliado, completa a lista.