Press "Enter" to skip to content

Opção de Adib Elias por chapa pura não comprometeu liderança de Velomar Rios (MDB)

Última atualização 03/05/2024 | 08:30

A opção do prefeito de Catalão, Adib Elias, em apoiar uma “chapa pura” de emedebistas para sucedê-lo em nada comprometeu o desempenho do ex-prefeito, ex-secretário municipal de Saúde e pré-candidato a prefeito, Velomar Rios, que tem o ex-secretário de Administração, Nelson Fayad, como pré-candidato a vice-prefeito. Ambos são do MDB.

Via de regra, o posto de vice é reservado para uma legenda diferente da qual aquele que almeja o Executivo está filiado a fim de angariar mais apoios. Mas em Catalão, a dobradinha MDB + MDB foi a solução encontrada por Adib após constatar que, ainda que ele preferisse Nelson como seu sucessor, era Velomar que despontava na liderança das pesquisas de intenção de votos. Ao bater o martelo pela chapa pura, ele garantiu maiores chances de eleger seu candidato e também contemplou Fayad.

Velomar, desde então, voa em “céu de brigadeiro”, mesmo sem ter um pré-candidato a vice de outro partido que pudesse lhe agregar ainda mais votos. Na pesquisa mais recente realizada pelo Instituto Fortiori – a primeira depois que foram definidas, em Catalão, as principais chapas -, o ex-secretário de Saúde chegou a cravar 50,2% no levantamento estimulado – quando são apresentados aos eleitores os nomes dos pré-candidatos que concorrem à prefeitura.

Aquele percentual do emedebista é duas vezes e meia maior do que o do segundo colocado, o produtor rural Elder Galdino (Republicanos), que aparece com 18,6% e que tem como companheira de chapa a médica veterinária Marília Sebba (PSDB), filha do ex-prefeito e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Jardel Sebba (PSDB). Renato Ribeiro (PL) marca 7,4%.

Na pesquisa espontânea, quando não há sugestão de nomes aos eleitores, Velomar também fica em primeiro, com 23,3% da preferência dos entrevistados, mais do que o dobro de Elder Galdino, com 9,4%. Renato Ribeiro aparece com 4%. O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de abril deste ano e está registrado no TRE sob o número 07089/2024. Foram entrevistadas 400 pessoas. A margem de erro é de 4,9% e o intervalo de confiança, de 95%.