Uma Câmera de segurança registrou a velocidade com que a água invade uma casa no Rio Grande do Sul. O caso aconteceu em Arroio do Tigre, na Região dos Vales. O estado vem sofrendo com os impactos das chuvas fortes desde 29 de abril. As enchentes já afetaram mais de 1,3 milhão de pessoas em pelo menos 380 municípios do estado. Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, já deixam 90 mortos confirmados, 134 desaparecidos até segunda-feira, 6.
No vídeo é possível ver um fluxo de água em alta velocidade invadindo a casa por uma porta de vidro entreaberta. Na parte externa, objetos como mesas e cadeiras são arrastadas. Um carro tem parte das rodas submersas. Ainda não há informações sobre a localidade do incidente, mas a gravação é de 30 de abril.
O governo federal reconheceu, nesta segunda, calamidade pública em 336 municípios gaúchos. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse que esse vai ser o “maior desastre” que o estado já enfrentou.
“O que precisamos alertar a população, infelizmente, é que, sim, vai ser pior do que o que a gente viu em setembro do ano passado em termos de localidades que serão atingidas. Não na velocidade que tivemos no ano passado. Infelizmente, deverá ser pior na questão da cota que será atingida”, afirmou Leite a jornalistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não haverá impedimento da burocracia” para a recuperação do estado e prometeu a Leite que o governo federal irá recuperar as estradas estaduais.
ASSISTA AO VÍDEO :
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)