O Cine Cultura está celebrando o 35º aniversário neste mês de julho, e em um esforço para preservar e fortalecer o espaço, o local passará por um processo de revitalização, voltadas para o restauro, manutenção e modernização da sala de cinema.
As obras serão conduzidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e estão programadas para começar em agosto, com previsão de conclusão até novembro. O investimento total para essa empreitada é de R$ 1,9 milhão, proveniente da lei federal Paulo Gustavo.
O objetivo é dar ao Cine Cultura uma nova identidade, mais contemporânea e tecnológica, para melhor acolher produções cinematográficas goianas, nacionais e internacionais, bem como para sediar mostras e lançamentos.
O projeto de restauração, desenvolvido pela equipe técnica de arquitetura da Secretaria de Cultura de Goiás, busca não apenas preservar o estilo art déco do Centro Cultural Marietta Telles Machado, mas também promover a acessibilidade e proporcionar maior conforto ao público frequentador.
“Além da troca de todas as poltronas, a restauração deixará a sala ainda mais acolhedora e charmosa, priorizando essa sensação intimista que o Cine Cultura transmite. A restauração visa unir o conforto de uma sala de cinema de shopping com a nossa curadoria de filmes diferentes, obras clássicas e produções mais ousadas”, explica o diretor do cinema, Fabrício Cordeiro.
As obras abrangem uma lista de melhorias, que incluem a restauração das estruturas de alvenaria, pisos, lajes e esquadrias, além de reparos na própria estrutura do edifício. Na sala de exibição, está prevista a substituição do carpete, forro e poltronas, juntamente com a atualização do sistema de iluminação.
No sistema audiovisual, serão realizadas revisões nas instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de painéis acústicos, aprimoramento da sonorização e implementação de um sistema de som digital surround 7.1. Além disso, será instalado um projetor DCP com tecnologia 4K, uma tela Flat (widescreen) e um novo sistema de ar-condicionado para proporcionar uma experiência cinematográfica ainda mais imersiva e confortável aos espectadores.
O hall do cinema será equipado com a instalação de um palco, proporcionando um espaço adequado para a realização de seminários, debates e mesas-redondas, com uma adaptação planejada para garantir acessibilidade a todos os frequentadores. Além disso, as áreas dos banheiros e das esquadrias serão adaptadas para atender às necessidades de acessibilidade, promovendo um ambiente inclusivo e confortável para todos os visitantes.
“Nossas equipes realizaram os projetos com total respeito à rica história e legado da sala de cinema, visando incorporar tecnologia de ponta para garantir a melhor experiência cinematográfica para nossos cinéfilos”, destaca a secretária de Cultura, Yara Nunes dos Santos.