A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), concluiu a operação de roçagem e rastelação em mais de 70 bairros da capital nesta semana. Mensalmente a Companhia realiza cerca de 478 mil metros quadrados de roçagem manual, somados a 4 milhões de roçagem mecanizada.
“Enquanto no período chuvoso a “guerra” é contra o crescimento acelerado do mato, no período seco do ano a Comurg busca minimizar as chances de incêndio. Os trabalhos de roçagem não são feitos apenas por questões estéticas. Trabalhamos o ano todo com um planejamento estratégico e sob demandas específicas de cada estação”, ressalta o presidente da Comurg, Rodopho Bueno.
A roçagem em Goiânia é realizada de forma manual e mecanizada com roçadeiras costais e em alguns casos com tratores de pequenos e médios portes. Os servidores também utilizam rastelos, vassouras, foices e sopradores para finalizar o serviço.
A Comurg também efetua a roçagem em lotes notificados pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Esta semana os trabalhadores passaram por bairros como Jardim Marques de Abreu, Setor Santa Marta, Santa Genoveva e Parque Lozandes.
Vale lembrar que mais de 30 serviços de urbanização são realizados pela companhia, incluindo poda de árvores, manutenção de jardins, fabricação e instalação de mobílias que contribuem para que a capital goiana ofereça qualidade de vida aos seus moradores.