Homens com níveis baixos de testosterona enfrentam maior risco de morte precoce, diz pesquisa

Homens com níveis baixos de testosterona enfrentam maior risco de morte precoce, diz pesquisa

Um estudo divulgado na terça-feira, 14, na revista científica Annals of Internal Medicine, sugere que a deficiência de testosterona pode estar associada a um maior risco de morte precoce, ocorrendo antes dos 70 anos de idade. A medicina tem investigado os possíveis efeitos desse hormônio no funcionamento do corpo masculino.

Coordenado por uma equipe da Universidade da Austrália Ocidental, o estudo consolidou os resultados de 11 pesquisas. A equipe comparou o impacto dos níveis de testosterona na expectativa de vida de homens de diversas faixas etárias, predominantemente idosos, que foram monitorados por pelo menos cinco anos.

Os pesquisadores examinaram óbitos decorrentes de várias causas, destacando especialmente um aumento nos falecimentos por doenças cardíacas entre os participantes com níveis reduzidos de testosterona. Este hormônio, principal hormônio sexual masculino, é secretado nos testículos e desempenha um papel fundamental na regulação de diversos processos corporais, desde o crescimento de pelos até o aumento da massa muscular.

O estudo não pôde determinar se os baixos níveis de testosterona nos participantes eram uma causa ou consequência das doenças que resultaram em suas mortes, uma vez que várias condições de saúde, como a obesidade, representam fatores de risco para problemas cardíacos e podem influenciar na redução da produção do hormônio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos