Anvisa estabelece novas restrições para prescrição e venda do Zolpidem; confira alterações

Anvisa estabelece novas restrições para prescrição e venda do Zolpidem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um aumento no controle do medicamento Zolpidem, usado no tratamento da insônia. Agora, qualquer medicamento contendo esta substância só poderá ser prescrito através da Notificação de Receita B (azul), devido ao aumento de relatos de uso irregular e abusivo do medicamento. A agência identificou o aumento de eventos adversos relacionados ao uso do remédio, levando à necessidade de uma regulamentação mais rígida.

Anteriormente, medicamentos contendo até 10 mg de Zolpidem por unidade posológica eram equivalentes a medicamentos da “Lista C1 – Lista de Substâncias Sujeitas a Controle Especial”. Com a exclusão deste adendo da lista B1, a prescrição e dispensação do Zolpidem agora exigem a Notificação de Receita B (azul). Pacientes terão até 1º de agosto para se ajustarem às novas regras, sem descontinuidade no tratamento.

Profissionais que prescrevem o remédio precisarão se cadastrar junto às autoridades sanitárias locais para receberem numerações para confecção dos talonários de receituário. As farmácias poderão dispensar medicamentos com Zolpidem até o final do prazo de validade mediante apresentação da Notificação de Receita B em cor azul. 

As empresas fabricantes terão até 1º de dezembro de 2024 para adequar as bulas e rótulos, e a partir dessa data todos os medicamentos à base de Zolpidem deverão conter tarja preta na embalagem.

Essas medidas visam tornar mais seguro o uso do Zolpidem e reduzir o uso inadequado do medicamento. Com a exigência da Notificação de Receita B, a Anvisa pretende controlar melhor a prescrição e dispensação desse medicamento no país, garantindo a segurança dos pacientes que fazem uso do Zolpidem no tratamento da insônia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos