Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresenta concerto gratuito

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás, um dos grupos artísticos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, realiza mais um concerto da temporada 2024 no próximo domingo (19/05), às 11h, no Teatro Escola Basileu França. Com a regência do maestro convidado Eliseu Ferreira, o concerto levará ao público seis obras originais para sopros escritas por grandes compositores da música clássica.

Obras de Beethoven, Mendelssohn, Saint-Saëns, Vaughan-Williams e Copland compõem o programa que conta também com uma obra do compositor pernambucano José Ursicino da Silva (conhecido como Maestro Duda). É um repertório que, embora menos conhecido no contexto da música de concerto, contribuiu para o desenvolvimento e estabelecimento da banda sinfônica, que teve o seu apogeu ao longo do século XX.

A banda sinfônica é um agrupamento instrumental composto por instrumentos de sopros e percussão. Em seu formato mais completo conta também com violoncelos e contrabaixos (instrumentos de cordas friccionadas). É o grupo instrumental com a maior variedade de instrumentos de sopro, chegando a mais de 20 instrumentos diferentes, o que lhe confere uma sonoridade distinta e variada, dando flexibilidade para a execução de obras de qualquer gênero musical.

O programa a ser apresentado no Teatro Escola Basileu França representa uma oportunidade de fruição ao vivo desse repertório, tendo como protagonistas os jovens músicos da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, um grupo artístico de bolsistas voltado para a formação de músicos profissionais. Este concerto tem o apoio do Instituto Orquestra Cidadã. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente. O teatro abrirá as portas às 10h30 e a entrada será feita por ordem de chegada e limitada à capacidade do espaço (640 lugares).

A Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França é uma unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secti) e gerida, sob convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos