O Centro de Informações Meteorológica e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um novo alerta devido ao tempo seco, que podem deixar a umidade chegar aos 25%. O alerta, emitido nesta segunda-feira, 20, aponta que o mês de maio apresentou índices de umidade abaixo do normal em comparação com 2023.
Segundo a Cimehgo, o alerta de umidades é emitido quando os níveis de umidade variam entre 20% e 30%. Os baixos índices do tempo seco podem causar risco à saúde, já que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda umidade mínima de 60% para o bem-estar humano.
A Cimehgo aponta que a baixa umidade é causada pelo fenômeno El Ninõ, que ocorre a cada dois a sete anos e aumenta as temperaturas. O fenômeno é o mesmo causador da falta de chuvas em Goiás há quase um mês.
O alerta permanece até a próxima sexta-feira, 31, quando há possibilidade de chuvas na região sudoeste devido a uma frente fria vinda do Sudeste do país. Apesar disso, as pancadas não devem chegar no Centro-Oeste.
Medidas necessárias
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existem algumas recomendações necessárias durante o tempo seco. São elas: hidratação adequada, evitar atividades físicas extenuantes durante as horas mais secas, proteger-se do sol e usar umidificadores de ar para melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais. O instituo alerta também para a utilização em excesso do ar-condicionado, pois o aparelho pode diminuir ainda mais a umidade do ambiente.
Tempo nesta terça-feira, 21
Em Goiás, o tempo nesta terça-feira deve ser de calor em todas as regiões. As temperaturas máximas devem registrar elevação, enquanto as mínimas seguem baixas. A umidade relativa do ar entra em alerta durante o período da noite, com uma queda significativa.
Na região Oeste e Norte, as temperaturas devem chegar à máxima de 35ºC e a umidade relativa do ar com mínima de 25%. Já a região sudoeste deve registrar máximas mais baixas, em torno dos 32ºC.
Na capital, o tempo será de predomínio do sol e a máxima podendo chegar na casa dos 31ºC. A umidade relativa do ar varia entre 28% a 85%.