Prefeitura de Goiânia recolhe 19 mil itens por meio do Cata-Treco, em quatro meses

O programa Cata-Treco, executado pela Prefeitura de Goiânia, alcançou a marca de 19 mil objetos recolhidos em menos de quatro meses. Essa iniciativa gratuita, coordenada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), contribui para combater o descarte irregular na cidade, ao mesmo tempo em que oferece suporte social às cooperativas de catadores cadastradas no programa Coleta Seletiva.

“Nossa meta é dar continuidade a projetos que impactam positivamente as pessoas, além de promover uma maior conscientização sobre questões ambientais realizadas pela administração municipal”, destaca o presidente Rodolpho Bueno.

Bueno salienta que a Prefeitura disponibiliza serviços como o Cata-Treco e os Ecopontos, ambos gratuitos e promovidos pela companhia, com ações importantes que destacam a relevância do descarte apropriado de materiais na cidade.

Essa iniciativa visa facilitar o descarte de objetos sem utilidade de maneira prática, sem burocracias excessivas. Em média, são recolhidos mensalmente 4.750 objetos de diversos tamanhos.

Neste ano, nos seis circuitos da Coleta Seletiva, a Comurg já recolheu 1.522 eletrodomésticos, 93 aparelhos eletroeletrônicos, 297 itens de informática, 15.841 móveis e 1.171 utensílios diversos.

Entre os itens mais recolhidos estão fogões, geladeiras, camas, colchões, cadeiras, poltronas, gavetas, portas de madeira, computadores, acessórios eletrônicos, tanques, máquinas de lavar e televisores.

“A orientação é para que pessoas que possuam bens inservíveis, em boas ou más condições, acionem a Comurg pelos canais disponíveis para agendar o serviço e efetuar o descarte adequado, que será transformado em renda pelas cooperativas”, esclarece o presidente da Comurg.

O serviço pode ser solicitado por meio do aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98555-8555, ou teleatendimento (62) 3524-8555, com atendimento diário nos períodos diurno e noturno. Os materiais recolhidos são encaminhados às cooperativas de reciclagem cadastradas junto à Prefeitura, beneficiando 120 famílias de catadores.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos