Aproximadamente 20 toneladas de alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene e limpeza, rações para cães, enxovais para cama, roupas e agasalhos embarcaram para o Rio Grande do Sul no início da manhã desta quinta-feira, 23. As doações foram arrecadados pela Polícia Penal de Goiás durante a campanha “Polícia Penal em Ação”, em prol das vítimas da tragédia climática naquele Estado, que durou 13 dias.
Junto às doações, uma equipe composta por 12 policiais penais dos grupamentos especializados Gope (Operações Penitenciárias Especiais), GIT (Intervenção Tática) e GTAE (Tático de Ações e Escolta) também viajou para o Sul do país em um ônibus. A previsão de chegada é para este sábado (25), em Porto Alegre (RS).
Os policiais penais vão compor a operação batizada de “Brasil É Um Só”, em que integrantes das forças de segurança e salvamento goianas partem em direção ao Rio Grande do Sul (RS) para reforçar o trabalho de garantia da ordem pública e ajuda humanitária nas regiões afetadas pelas enchentes. Os servidores penitenciários vão trabalhar na segurança dos presídios na capital gaúcha e municípios vizinhos.
“Neste momento difícil para o Rio Grande do Sul, enviamos esses policiais e as doações arrecadadas em um gesto de solidariedade e apoio ao povo gaúcho”, explica o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires.
ARTIGOS ARRECADADOS
Alimentos
Cestas básicas, água mineral, arroz, feijão, macarrão, extrato de tomate, açúcar, café, biscoitos, leite, óleo, achocolatado e outros
Rações para cães
Produtos de higiene
Papéis higiênicos, lenços e fraldas
Produtos de limpeza
Desinfetantes, sabão, desengordurantes e outros
Enxovais
Cobertas, roupa de cama e colchões
Roupas
Camisetas, shorts, calças, agasalhos e calçados