Pré-candidato a prefeito de Goiânia com o apoio do governador Ronaldo Caiado (UB), o empresário Sandro Mabel (UB) assinará seu pedido de licença da presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) no próximo dia 5 de junho, às 8 horas. Neste horário ele entregará o documento à cúpula da entidade e aos presidentes dos principais sindicatos filiados à federação.
Mabel fará o que recomenda, em caráter obrigatório, o estatuto da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – seguido pela Fieg – e deixará o posto quatro meses antes das eleições – o primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. Em contrapartida, terá mais tempo livre para dedicar-se à pré-campanha rumo ao Paço Municipal.
Na sequência, o presidente dos Sindicatos da Indústria de Fabricação de Etanol e de Açúcar (Sifaeg/Sifaçúcar) do Estado de Goiás, André Luiz Rocha, assume o comando da Fieg, permanecendo no cargo pelo menos até outubro. Mabel tem feito reuniões sistemáticas com ele e o deixado a par de obras que devem ser lançadas nas próximas semanas e das que serão inauguradas em breve.
Fontes próximas aos dois também revelaram à coluna que Sandro Mabel pediu prioridade e atenção redobrada a programas e projetos que passam pela área educacional e que preparam os estudantes para o mercado de trabalho. “As escolas são a ‘menina dos olhos’ dele”, relatam.
Não por acaso, e quem sabe até de olho em dividendos político-eleitorais, no último dia 23 o ainda presidente da Fieg inaugurou a expansão e modernização do Sesi da Vila Canaã, que recebeu investimentos de R$ 20 milhões e que alçou a unidade ao patamar de “Escola Sesi de Referência em Goiás”. Nesta segunda-feira (27/5) ele entregou novas salas de aula e novos laboratórios no Sesi do Jardim Planalto, e anunciou ampliação da área de lazer. Em discursos e entrevistas, Mabel tem lançado mão das ações da Fieg na Educação para contrapor-se à gestão do prefeito Rogério Cruz (SD).