A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu em flagrante uma mulher de 55 anos suspeita de maltratar, lesionar e explorar financeiramente a mãe, uma idosa de 91 anos. Segundo as investigações, ela chegou a tentar esconder que a idosa morava com ela. A prisão foi realizada nesta terça-feira, 4.
A prisão foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) de Goiânia (1ª DRP) por meio da Operação Desumanus, que combate crimes de maus-tratos e exploração financeira contra idosos.
Após uma denúncia anônima feita pelo disque denúncia da Deai, os policiais foram até o local onde a idosa era mantida, no Setor Campinas, em Goiânia, acompanhados de uma equipe multidisciplinar. A autuada tentou enganar os policiais, negando a presença da idosa na casa.
“Com muita técnica foi possível entrarmos na residência e constatamos que a idosa já há dias estava acamada, em estado quase catatônico”, relatou o delegado Alexandre Bruno de Barros, titular da Deai.
No entanto, a equipe da PCGO encontrou a idosa em um quarto insalubre, sem iluminação ou circulação de ar, desnutrida, lesionada e incapaz de se comunicar. Ela teve que receber socorro médico do Corpo de Bombeiros e foi internada em estado grave de desnutrição.
Além disso, a suspeita estava em posse do cartão bancário da mãe e usava o dinheiro para comprar bebidas alcoólicas em vez de garantir o básico para a sobrevivência dela.