Goiás concorre a prêmio internacional com o Estudantes de Atitude

Finalistas serão convidados para a cerimônia de premiação durante a 23ª Conferência do OIDP em Valongo, de 17 a 19 de outubro (Foto: Divulgação)

O programa de auditoria cívica nas escolas – Estudantes de Atitude – está representando o Goiás no 18º prêmio “Boas Práticas na Participação Cidadã”, organizado pelo Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP).

Ao todo são 40 iniciativas mundiais que concorrem à premiação, que busca reconhecer as melhores experiências de sucesso dos governos locais e regionais no domínio da democracia participativa.

O programa Estudantes de Atitude (EA), promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), está disputando na categoria “Construir cidades e territórios mais democráticos e pacíficos”.

Os finalistas serão convidados para a cerimônia de premiação durante a 23ª Conferência do OIDP em Valongo, de 17 a 19 de outubro de 2024. Além disso o prêmio conta com outras quatro categorias: Gestão urbana e espaço público, Género e cuidados, Transição ecológica e ambiente e Tecnologia cidadã e IA.

ESTUDANTES DE ATITUDE 

O projeto tem por objetivo promover a prática da cidadania e a participação social dentro das escolas da rede pública do estado. Por meio de uma competição, os alunos são estimulados a exercerem práticas relacionadas à transparência, controle social, voluntariado e prevenção à corrupção. Ao final do projeto, escolas e professores que se destacarem são premiados financeiramente.

Implementado no ecossistema da rede pública goiana desde o ano de 2019, o projeto tem oportunizado uma verdadeira transformação na vida dos jovens goianos. Apenas em 2023, o EA contou com 776 unidades escolares em 219 municípios de Goiás e 40 mil alunos participantes.

SAIBA COMO PARTICIPAR

A avaliação para escolher a melhor prática está aberta e vai até o dia 1º de julho. Você pode contribuir com o seu voto para o projeto do Estado de Goiás ser premiado, para participar é necessário registrar-se na plataforma do prêmio e escolher cinco práticas diferentes para ter um voto válido – sugerimos escolher outras categorias para prestigiar projetos diferentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos