Justiça autoriza e palestino suspeito de ligação com Hamas é deportado

A Justiça Federal de São Paulo autorizou neste domingo, 23, a deportação do palestino Muslim M. A Abuumar, de 37 anos, que estava retido no Aeroporto de Guarulho (SP) suspeito de ter ligação com o grupo terrorista Hamas. Ele embarcou em um voo para Doha, no Catar, e seguirá depois para Kuala Lumpur, na Malásia, de onde ele partiu na última semana.

O palestino foi detido na última sexta-feira, 20, quando chegou no Brasil acompanhado da mulher grávida, do filho pequeno e da sogra. Ele foi barrado ao desembarcar de um voo que vinha da Malásia e, na ocasião, recebeu um documento de inadmissão dos agentes.

Para a Justiça, a Polícia Federal informou que o nome de Abuumar consta em uma lista de pessoas ligadas ao grupo terrorista Hamas e que, por isso, a entrada no país foi barrada. A Justiça Federal considerou legal a ação da PF, assim como o Ministério Público Federal.

Conforme registros no passaporte, Abuumar já havia visitado o Brasul no ano passado, antes da guerra entre Israel e Hamas iniciar, para visitar um irmão, que mora em São Bernardo do Campo (SP).

Em nota, a defesa de Abuumar e associações palestinas afirmaram que ele não possui nenhuma relação com grupos terroristas e que não há nenhuma acusação formal contra ele. “Isso não procede. Ele é um intelectual que defende a causa palesltina, o fim da perseguição palestina e o direito ao território palestino”, afirmou o advogado de defesa Bruno Henrique de Moura. Segundo o defensor, Abuumar é professor universitário e diretor do Centro de Pesquisa e Diálogo da Ásia, Oriente Médio, que tem sede em Kuala Lumpur.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos