Programa Acelera GO tem novo edital

Solenidade realizada no HUB Goiás, em Goiânia, marca lançamento de novo edital para apoio a startups (Foto: Secti)

O Governo de Goiás lança a segunda etapa do Programa Acelera GO Powered by InovAtiva, que irá apoiar, de maneira gratuita, até 25 novos negócios inovadores no estado. A participação é aberta a soluções em produtos, processos ou serviços, em qualquer área de atuação, que estejam nas fases de criação, ideação ou validação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 19 de julho pelo site Acelera GO.

Os projetos selecionados participarão de ciclo de atendimento de aproximadamente 14 semanas, ao longo das quais terão acesso a serviços de capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação, mentorias especializadas com profissionais experientes e ferramentas de apoio para converter ideias inovadoras em soluções com viabilidade junto ao mercado. Não é necessário ter registro de CNPJ para participar.

ACELERA GO

Na etapa final, os participantes que concluírem a preparação terão oportunidade de apresentar seus projetos de negócios em evento de conexão para potenciais parceiros comerciais, clientes, investidores e outros atores.

“Na primeira etapa do programa, em 2023, recebemos 130 inscrições de 17 municípios do estado, dos quais foram selecionados 35 negócios de 19 segmentos de atuação, indo de inteligência artificial, nanotecnologia e sistemas autônomos a tecnologias sustentáveis e verdes, e biotecnologia”, diz José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O Acelera GO Powered by InovAtiva é executado pela Secti Goiás, via Fundação de Amparo à Pesquisa em Goiás (Fapeg) e Hub Goiás, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Sebrae e Fundação Certi. Desde 2023, Estado, por meio da Secti, lançou quatro programas de apoio a novos negócios inovadores, dando suporte a quase cem startups.

Serviço
Assunto: Programa Acelera GO Powered by InovAtiva recebe inscrições
Quando: até 19/07
Onde: www.inovativa.online/powered-by-inovativa/acelerago

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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