Leonardo, Vitor e Léo e Almir Sater são atrações do Sesc na Temporada Mais Araguaia

O Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás) é parceiro da Temporada Mais Araguaia 2024 e para agraciar o público com muita cultura, promoverá shows de cantores renomados como Almir Sater hoje, 5, Vitor e Léo no próximo dia 12 e Leonardo no dia 19 de julho. Os shows serão realizados no Palco Aruanã montado na Praça Couto Magalhães, no centro da cidade. A programação no munícipio começa com o show do cantor Almir Sater, que sobe ao palco às 23h30 com seus grandes sucessos da música sertaneja raiz e folk. As demais apresentações serão todas as sextas e sábados, a partir das 17h30. Além do Palco Aruanã, o Palco Sunset é uma atração especial e abrirá a grade de shows, onde os turistas vão poder curtir os espetáculos e ainda apreciar o pôr do sol.

Conforme o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, Marcelo Baiocchi, a temporada de férias do Araguaia tem um potencial econômico valioso para o comércio. “As férias em Aruanã são as mais desejadas para o público, movimentando o turismo e a economia local, além de proporcionar lazer para as famílias e o Sesc vem agregar com muita cultura na programação de shows”, destaca.

De acordo com o diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o evento é uma ótima oportunidade para aliar o descanso e lazer em família com as atrações culturais promovidas pelo Sesc em parceria com o governo de Goiás. “Preparamos shows especiais para as famílias que vão prestigiar a temporada de férias em Aruanã e desejamos que todos aproveitem com muita alegria e satisfação”, declara.

A sexta-feira, 5 também contará com apresentações de Wilson Gandhi no Palco Sunset (17h30), além de Marcelo Barra (22h) e DJ Brenno Paixão (01h30) no Palco Aruanã. O comando do palco ficará por conta da apresentadora Isadora Castro.

No sábado, 6, as apresentações começam às 17h30 com Maduli no Palco Sunset. Mais tarde, a partir das 22h, o Palco Aruanã vai receber os shows de Casa Bizantina, Nóys é Nóys e DJ Jiraya Uai. Na semana seguinte, dia 12 a dupla Vitor e Léo e, no dia 19 de julho, Leonardo, se apresentam às 23h30.

A temporada Mais Araguaia é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com prefeituras locais e Sesc Goiás, a fim de proporcionar uma programação repleta de cultura, entretenimento, segurança e educação ambiental, promovendo o desenvolvimento regional com a geração de negócios, emprego e renda. Além de Aruanã e Aragarças, as ações do Mais Araguaia chegam também a Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai receber a exposição Arte Africana: Máscaras e Esculturas, uma das primeiras do gênero em Goiânia. A mostra será inaugurada no Dia Nacional da Consciência Negra, quarta-feira, 20, às 19 horas.

Evento é aberto ao público.

A exposição é composta de 416 peças da Coleção África, que reúne máscaras, estatuetas e outros objetos de uso cotidiano e ritualístico, com curadoria assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Renato Araújo e Danilo Garcia. É uma exposição representativa da arte tradicional africana, incluindo esculturas e conjuntos especiais, como:

  • talheres,
  • pentes,
  • polias,
  • mama watas (figura lendária da mitologia africana ocidental),
  • bronzes,
  • adornos,
  • peças ritualísticas,
  • apoios de nuca
  • e tecidos.

As máscaras são portais de cultura ancestral, simbolizando segredos e espíritos do continente africano. As esculturas também são marcadas por significados de rituais. Além disso, utensílios domésticos, instrumentos musicais e bancos de sentar formam um grande mosaico da vida e crenças do continente africano.

Dia Nacional da Consciência Negra

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a exposição “Arte Africana: Máscaras e Esculturas” não poderia acontecer em um momento mais simbólico e significativo como a abertura no Dia da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão, celebração e reconhecimento das contribuições inestimáveis dos povos africanos à nossa cultura e identidade. Abrir essa exposição neste dia nos conecta profundamente às nossas raízes e nos lembra da beleza, diversidade e riqueza da arte africana”, destaca.

Coordenador da Vila Cultural, o curador Gilmar Camilo explica que a montagem da mostra foi “desafiadora”, pela quantidade de peças, detalhes e cuidados envolvidos.

“E também profundamente instigante, pelo volume de obras e significativa contribuição cultural que essa exposição representa para o Estado de Goiás e o público visitante”, completa Gilmar.

Vila Cora Coralina abre mostra africana no Dia da Consciência Negra
Mostra seguirá aberta à visitação até 6 de abril de 2025 (Fotos: Secult-GO)

Arte Africana: Máscaras e Esculturas

Arte Africana: Máscaras e Esculturas começou a ser montada no dia 1º de novembro e envolve o trabalho de 10 pessoas entre servidores da Vila Cultural Cora Coralina e equipe do coletivo cultural Bëi, sob coordenação do curador Danilo Garcia e supervisão de Gilmar Camilo.

A visitação Arte Africana: Máscaras e Esculturas estará disponível até 6 de abril de 2025. A Vila Cultural Cora Coralina funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço permite a entrada de animais de estimação, desde que com coleira.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos