Área plantada de arroz deve crescer mais de 23% em Goiás

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira ,11, aponta que a área plantada de arroz em Goiás deve ter um crescimento de 23,2% na safra 2024, alcançando 23,5 mil hectares.

Com isso, a produção do grão no estado deve chegar a 110,8 mil toneladas, um aumento de 17,7% em relação à safra anterior.

ARROZ

“A expectativa para a produção de arroz em Goiás é bastante positiva”, disse o secretário Pedro Leonardo Rezende, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Estamos confiantes de que os produtores goianos continuarão investindo na cultura, contribuindo para o aumento da produção e da produtividade do arroz no estado”, concluiu.

Em nível nacional, a produção de arroz deve chegar a 10,7 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% em relação à estimativa do mês anterior e de 4,1% em relação ao volume produzido em 2023. Esse aumento se deve principalmente à expansão da área plantada, que cresceu 6,7%, enquanto o rendimento médio teve uma queda de 2,8%.

GOIÁS EM 4º NA PRODUÇÃO DE GRÃOS

O LSPA ainda revelou que Goiás se mantém como o quarto maior produtor de grãos do país, com uma participação de 10,6% na produção nacional. Mato Grosso lidera o ranking, com 29,3% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, seguido pelo Paraná (13,3%) e Rio Grande do Sul (12,7%).

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa realizada pelo IBGE que fornece informações sobre o plantio, colheita, produção e rendimento médio dos principais produtos agrícolas do país.

A pesquisa é realizada mensalmente e acompanha as lavouras desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos