Circuito das Cavalhadas chega a Santa Terezinha neste fim de semana

O distrito de Cedrolina, no município de Santa Terezinha, recebe as tradicionais encenações das Cavalhadas neste sábado e domingo (20 e 21/07), a partir das 14 hORAS, no Estádio Alexandre Pereira de Godoy.

O evento, que faz parte do Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás, atrai toda a comunidade e turistas. A entrada é gratuita.

CAVALHADAS EM CEDROLINA

As Cavalhadas em Cedrolina são encenadas desde 1958. Os festejos têm particularidades, já que começam com uma semana de antecedência e há também a Festa da Ressaca, realizada na semana seguinte ao evento.

Antes da encenação, os participantes realizam a alvorada que desperta os cavaleiros que acompanham o cortejo festivo embalado pelos foliões do Divino de Pilar de Goiás, município vizinho do povoado. Esse espetáculo entre mouros e cristãos valoriza a tradição da princesa Floripa e a corrida das argolinhas em seus festejos.

Além de fortalecer as tradições, o festejo também movimenta todo o município e cidades vizinhas, gerando emprego e renda na região.

“O distrito de Cedrolina tem um cuidado histórico com as Cavalhadas, e o Governo de Goiás tem um compromisso com o desenvolvimento dos distritos goianos. Investimos na valorização cultural e salvaguarda desse patrimônio porque sabemos o quanto esse evento alavanca a economia e turismo, ajudando o desenvolvimento de toda a região”, ressalta a Secretária de Cultura Yara Nunes.

CIRCUITO DAS CAVALHADAS

Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Circuito das Cavalhadas engloba, neste ano, 15 municípios goianos, sendo que Luziânia, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Posse, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco e Crixás já realizaram seus festejos.

Para o segundo semestre, ainda serão encenadas batalhas em Corumbá de Goiás (5, 6 e 7/9), Pilar de Goiás (7 e 8/9), Silvânia (14/9), Niquelândia (29/9) e cidade de Goiás (25 e 26/9).

Em 2024, o Governo de Goiás investiu R$ 4,4 milhões para apoiar as prefeituras na realização dos eventos. O investimento tem garantido a estrutura e recursos para preparação das indumentárias e outros materiais necessários para a festa.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Janones pede extinção do PL à PGR

No dia 14 de novembro, o deputado André Janones enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a extinção do Partido Liberal (PL), partido ao qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é filiado. A solicitação se baseia na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que, segundo Janones, tem sido alvo de sucessivos ataques.
 
Janones argumenta que as práticas do PL representam uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O deputado enfatiza que essas ações comprometem a estabilidade do país e justificam a medida extrema de extinção do partido.
 
A petição destaca a importância de preservar a democracia e a paz social, elementos essenciais para a governabilidade e o bem-estar da população. Janones reitera que o pedido é fundamentado na proteção dos princípios democráticos, que estão sendo constantemente ameaçados.
 
A decisão final caberá à PGR, que deverá avaliar a solicitação e decidir se irá encaminhar o pedido ao Ministério Público. A extinção de um partido político é um processo complexo e raro, exigindo provas robustas de que o partido está comprometendo a ordem constitucional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos