Programação especialpelo dia da mulher acontece na Vila Cultural e no Teatro Goiânia

Será realizado no Teatro e na Vila Cultural Cora Coralina feiras, mostra de cinema, oficinas, teatro, literatura e dança. O evento faz parte do projeto Mulheres por Mulheres, que comemora o Dia Internacional da Mulher celebrando a produção artística feminina como forma de empoderamento nesta quarta-feira (8). As atividades terão entrada franca.

Durante os dois dias haverá a exposição Memórias do Feminino, com obras de Cida Carneiro e curadoria de Cristiano Lemes na na Sala Sebastião Barbosa, na Vila Cultural, aberta à visitação.

Confira a programação completa:

QUARTA-FEIRA (8)
14h às 17h – Oficina de zine
Ministrante: Beatriz Perini, com 20 vagas
Sala Sebastião Barbosa, na Vila Cultural Cora Coralina

15 às 23h – Espaço Fuxico: Empoderamento das mulheres idosas
Feira e-cêntrica de publicações independentes
Feira Mercado das Coisas
Vila Cultural Cora Coralina

16h – Diálogo: “O Trabalho da Mulher na Música – As diferenças, facilidades ou dificuldades do trabalho musical da mulher”. Convidadas: Maria Lucy Veiga Jardim Teixeira, Dona Fifia (Música clássica) e Bel Maia (Música popular)
Sala de Mídias João Bennio

17h – Espetáculo teatral: Aurora, Cia Pés de Lata
Classificação de 14 anos
Teatro Goiânia

17h – Bate-papo: “Do perdão, da mulher e da árvore: processos criativos do espetáculo Não posso esquecer, com Valéria Braga e Maria Ângela De Ambrosis
Sala Sebastião Barbosa, na Vila Cultural Cora Coralina

17h40 – Diálogo: O Papel Social da Mulher
Teatro Goiânia

18h – Apresentação: Banda Sinfônica Jovem de Goiás
Teatro Goiânia

19h – Diálogo: “Estratégias de empoderamento da mulher a partir da escrita, da leitura e da ocupação do ciberespaço”. Convidadas: a escritora Cássia Fernandes, representante do projeto Leia Mulheres, representante do grupo Indique uma mana.
Sala de Mídias João Bennio, na Vila Cultural Cora Coralina

19h30 – Intervenção com Danças Circulares
Vila Cultural Cora Coralina – Salão Principal

20h às 23h – Palco aberto para cantoras
Vila Cultural Cora Coralina – Salão Principal

20h30 – Espetáculo: Cartas de Frida, Grupo Contemporâneo de Dança
Classificação: 16 anos
Teatro Goiânia

21h20 – Diálogo: Impactos da produção autoral da mulher no cinema, nas artes cênicas, na música e na literatura. Convidadas: Rosa Berardo (Cinema), Vera Bicalho (Dança), Ana Cristina Evangelista (Teatro), Andrea Luiza Teixeira (Música), Maria Cristina Magalhães (Empoderamento) e Larissa Mundim (Literatura).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp