Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em crimes cibernéticos

Policiais civis de Goiás e Tocantins, além da Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança, cumpriram, nesta terça-feira (8), quatro mandados de busca e apreensão de dois veículos de luxo, além de dois foragidos nos Estados de Goiás e Tocantins.

A Operação Ostentação cumpriu diligências nos dois Estados com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada na prática de fraudes bancárias via internet, que já causou prejuízos a uma instituição bancária calculados em R$ 1 milhão. Ao todo, estima-se que clientes de 23 estados tenham sido lesados pela ação da quadrilha.

De acordo com as investigações, coordenadas pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos do Tocantins (DERCC-TO), os crimes eram praticados possivelmente com a utilização de máquinas virtuais em serviços de nuvens, com servidores instalados dentro e fora do país, e, através softwares maliciosos, possivelmente infectavam os dispositivos utilizados pelas vítimas para acessarem o internet banking, apoderando-se a, partir de então, dos dados dos clientes.

A operação resultou na expedição de cinco mandados de prisões temporárias, sete mandados de busca e apreensão, sete ordens de sequestros de veículos de luxos, bem como imóveis, além do bloqueio do importe de R$ 1 milhão nas constas bancárias dos suspeitos. Em Goiás, foram apreendidos uma Land Hover e um automóvel marca BMW.

A investigação foi deflagrada após serem identificados que clientes de 23 Estados do país tiveram suas contas bancárias invadidas e os valores furtados para realizações de transações ilícitas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp