Fiscalização eletrônica volta a multar em Goiânia

Com 153 faixas fiscalizadas atualmente, a SMT registrou 133 mil multas nos últimos sete meses. As infrações mais recorrentes são avanço de sinal vermelho e velocidade acima do permitido

A Secretaria Municipal de Transito (SMT), de Goiânia anunciou nesta terça-feira (8), quais são os trechos que terão fiscalização eletrônica de infrações a partir da próxima quinta-feira (10). São 32 novas torres, além de outras que já estavam instaladas, mas não estavam ativadas. Passarão a ser fiscalizadas 59 faixas de importantes vias nos setores Central, Bueno, Oeste, Marista, Leste Vila Nova, Jardim Guanabara e Parque Amazônia.

A expectativa é de liberação de outros pontos de fiscalização nos próximos 60 dias, até chegar a um total de 648 faixas monitoradas. Os fotossensores que estão sendo liberados conseguem detectar infrações como desrespeito ao limite de velocidade, avanço de sinal vermelho, conversão proibida e invasão de faixa exclusiva para ônibus.

Com 153 faixas fiscalizadas atualmente, a SMT registrou 133 mil multas nos últimos sete meses. As infrações mais recorrentes são avanço de sinal vermelho e velocidade acima do permitido. Segundo o secretário da SMT, Fernando Santana, esse número preocupa. “Nosso trabalho é para reduzir o número de multas e de acidentes. Então, ficamos preocupados porque vemos que o motorista não está se atentando tanto para as leis. Por isso, a prefeitura pretende manter durante o ano todo os investimentos em campanhas educativas”, disse.

Veja quais são os bairros:

– Av.Paranaíba x Av. Tocantins, oposto ao nº 1503, Setor Central – Sentido Leste-Oeste – 3 faixas

– Av. Tocantins x Rua 3, nº 430, QD. 67, LT. 23/25/5, Setor Central – Sentido Nordeste-Sudoeste – 4 faixas

– Av. Mutirão x Av. T-9 QD. J18, LT. 13/14, Setor Marista – Sentido Sul-Norte – 3 faixas

– Av. T-9 x Av. Mutirão, Qd 86, LT. 22/26, Setor Bueno – Sentido Oeste-Leste – 3 faixas

– Av. T-9 x Av. Mutirão, Qd. J17, LT. 1/3, Setor Marista – Sentido Leste-Oeste – 3 faixas

– Rua 9 x Av. Assis Chateaubriand, Qd. G5, LT. 29/33, Setor Oeste – Sentido Norte-Sul – 4 faixas

– Av. Mutirão x Av. T-10, QD. 102, LT. 13/14, Setor Bueno – Sentido Norte-Sul- 3 faixas

– Av. Mutirão x Av.T-10, QD. J21, Setor Marista- Sentido Sul- Norte- 3 faixas

– Av. Mutirão x Av.T-10, QD. J29, LT. 4, Setor Marista, Sul- Sentido Leste-Oeste- 2 faixas

– Quinta Avenida x Av. Independência, Nº 1188, QD.62, LT.13, Setor Leste Vila Nova- Sentido Sul-Norte – 2 faixas

– Av. Independência x Quinta Avenida, QD. E1, LT.12/16, Setor Leste Vila Nova, Sentido Leste-Oeste-  3 faixas

– Av. Independência x Av. Goiás, QD. 32, Setor Central, Sentido Leste-Oeste – 3 faixas

– Av. Independência x Av. Goiás, QD. 127, LT.2/190;4 Setor Central, Sentido Oeste-Leste – 3 faixas

– Av. Vera Cruz, nº 1655, QD. 90, LT.4, Jardim Guanabara, Sentido Leste-Oeste-  2 faixas

– Av. Vera Cruz, nº 1444, QD. 92, LT.4, Jardim Guanabara, Sentido Leste-Oeste –  2 faixas

– Av. Antônio FIdélis, QD.107, LT.09, Parque Amazônia, Sentido Leste-Oeste – 2 v

– Av. Portugal x Assis Chateaubrieand, QD. j6, LT. 10/62, Setor Oeste, Sentido Sul-Norte- 3 faixas

– Av. Assis Chateaubrieand x Av. Portugal, nº 1265, QD. K6, LT. 53, Setor Oeste – Sentido Oeste-Leste-  3 faixas

– Av. Assis Chateaubrieand x Av. Portugal, QD. H%, LT. 64/65, Setor Oeste – Sentido Leste-Oeste – 3 faixas

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp