“A gente acredita que é uma forma de você garantir que jovens que cometeram algum tipo de erro possam ser recuperados”, afirma Fernanda
Aconteceu nesta segunda-feira (07) a cerimônia de abertura da 3° turma do Programa Jovem Sustentável Aprendiz, em Senador Canedo. Em entrevista em nosso estúdio a gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, explicou sobre o projeto que tem como objetivo a redução da violência a partir da ressocialização e inclusão profissional de jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de promover a transformação de valores e resgatando a cidadania.
O curso é um desdobramento do Programa Jovem Sustentável, metodologia da Fundação Alphaville que promove o fortalecimento de jovens em situação de vulnerabilidade social. O Programa foi reconhecido nacionalmente pelo Selo Benchmarking de Sustentabilidade, por possibilitar o desenvolvimento individual e social de cerca de 40 jovens já atendidos pelas duas turmas piloto realizadas em Senador Canedo.
O programa oferece atividades de contra turno escolar e conta com módulos de Programação Neurolinguística (PNL), Sustentabilidade Integral com atividades de economia, empreendedorismo e cidadania digital, possibilitando a inserção desses jovens no mercado de trabalho. Em Senador Canedo, o programa tem a parceria da Prefeitura Municipal, o Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado de Goiás. Durante a aplicação das formações com os adolescentes, técnicos do município também participam do processo de capacitação para dar continuidade a novas turmas do projeto
“A gente acredita que é uma forma de você garantir que jovens que cometeram algum tipo de erro possam ser recuperados. E a gente acredita que todos eles tem alguma coisa la dentro de bom mesmo, sabe. E aí o que precisa às vezes é uma atenção, uma oportunidade, um olhar diferente para que eles realmente se recuperem e possam fazer a vida deles de uma forma diferente”, afirma Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.
Fundação Alphaville
A Fundação Alphaville é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Com o desafio de contribuir com tecnologias sociais para o desenvolvimento de comunidades na busca por cidades sustentáveis, a organização atua com metodologia própria, chamada Convivência que Constrói, para promover a autonomia, a cooperação e a liderança participativa nos grupos com os quais atua.
Já desenvolveu projetos com comunidades socialmente vulneráveis, empresas, poder público e associações de moradores. Em 18 anos de atuação, o portfólio da Fundação Alphaville já conta com mais de 210 projetos realizados e mais de 400 mil pessoas envolvidas diretamente em todo o território nacional.