Ministério do Esporte faz post racista sobre delegação brasileira nas Olimpíadas

Na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, o Ministério do Esporte causou polêmica ao fazer uma publicação racista em sua página oficial no X (antigo Twitter). Minutos antes da delegação brasileira aparecer no evento, o perfil do Ministério publicou uma foto de um chimpanzé com a legenda: “Todo mundo aguardando o nosso barco”, referindo-se ao barco que transportaria os atletas pelo rio Sena.

A postagem foi rapidamente apagada, mas já havia gerado indignação e repercussão negativa. Em nota oficial, o Ministério reconheceu o erro, lamentou profundamente a publicação e demitiu o responsável pelo post, além de iniciar um processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades.

“A publicação foi imediatamente retirada do ar, devido à sua conotação insensível e ofensiva”, declarou o Ministério, reconhecendo que a imagem carregava conotações racistas históricas e perpetuava estereótipos prejudiciais. A pasta reafirmou seu compromisso no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito, destacando que revisará seus processos internos e oferecerá treinamento contínuo à equipe para garantir que todas as comunicações futuras reflitam seu compromisso com a justiça social e a igualdade.

A delegação brasileira, com pouco mais de um terço dos seus atletas, foi apresentada ao público em Paris para competir na 30ª edição das Olimpíadas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos