Press "Enter" to skip to content

Nadadora brasileira Ana Carolina Vieira é expulsa das Olimpíadas de Paris por indisciplina

Última atualização 28/07/2024 | 15:48

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o desligamento da nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 devido a atos de indisciplina. Ela retornará ao Brasil neste domingo, 28. O nadador Gabriel Santos, que também deixou a Vila Olímpica sem autorização, foi punido com uma advertência.

Segundo comunicado oficial do COB, Ana Carolina e Gabriel Santos deixaram a Vila Olímpica sem permissão na noite da última sexta-feira, 26. Além disso, Ana Carolina teria se portado de maneira “desrespeitosa e agressiva” ao contestar uma decisão técnica da comissão da Seleção Brasileira de Natação. Gustavo Otsuka, chefe da equipe de natação, relatou que a saída não autorizada da Vila foi registrada em fotos publicadas pelos atletas nas redes sociais, o que também contribuiu para as punições.

Ana Carolina Vieira competiu no revezamento 4×100 metros livre feminino junto com Stephanie Balduccini, Giovana Medeiros e Maria Paula Heitmann. A equipe terminou com o tempo de 3min40s60, ficando em sétimo lugar e não se classificando para a próxima fase. A atleta ainda teria mais uma prova para nadar, o revezamento 4×100 medley misto, mas foi desligada da delegação antes de competir novamente.

Gabriel Santos, que participou do revezamento 4×100 metros livre masculino e não tinha mais provas a disputar, recebeu apenas uma advertência. O Esporte Clube Pinheiros, clube onde ambos os atletas atuam, declarou em nota oficial que aguardará o retorno de Ana ao Brasil para apurar os fatos e conversar com os envolvidos.

Até o momento, nenhum dos dois nadadores se manifestou sobre as punições.

Nota do COB na íntegra

“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.

Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira. Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação. Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente”.