O novo pronto-socorro do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) foi inaugurado pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (31/07). Durante a cerimônia que marcou a entrega oficial do espaço, ele reforçou o compromisso de salvar vidas. “Essa é a importância de um pronto-socorro como esse, feito dentro dos parâmetros mais modernos e de maior eficiência para que o fluxo seja o mais rápido possível: as pessoas que chegam aqui devem ser atendidas imediatamente”, ressaltou. Outras intervenções estão previstas para o Hetrin, totalizando mais de R$ 100 milhões em investimentos do Governo de Goiás.
Caiado percorreu o novo espaço e lembrou que “antigamente muitos pacientes morriam não pela gravidade do mal, mas por não ter condições de chegar ao local de tratamento”. Ele citou que os atendimentos na rede pública, até 2018, eram restritos a Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Atualmente, 20 municípios goianos têm unidades estaduais com pronto-socorro.
No caso do Hetrin, a unidade de pronto atendimento teve sua área dobrada, chegando a 420 metros quadrados. São três consultórios; uma sala de ouvidoria; uma sala para assistente social; seis salas de observação, sendo três femininas e três masculinas; uma sala de medicação; uma sala de classificação de risco; e sala vermelha ampla para atendimento de casos mais críticos. A estrutura já está em funcionamento.
O impacto de priorizar uma rede hospitalar estratégica foi enaltecido pelo vice-governador Daniel Vilela. “As pessoas tinham que atravessar Trindade, no desespero, com a ambulância. Hoje, essa unidade atende toda essa região do estado”, comparou. “É algo impactante, de uma dimensão significativa. Algo que o governador Ronaldo Caiado conseguiu colocar em prática e que antes vivia nos discursos políticos”, argumentou.
Regionalização
Titular da Secretaria de Estado da Saúde, Rasível Santos explicou que a intervenção no Hetrin garante fluxo adequado e segurança para receber os pacientes em risco. “As pessoas têm que ter acesso rápido e oportuno. No lugar certo, com equipe certa, com recurso certo para reduzir mortes e complicações evitáveis”, frisou. “É para o estado estar presente onde a necessidade existe”, acrescentou, mencionando a determinação do governador de regionalizar a saúde.
Desde 2019, sete novos hospitais passaram a atender o interior do estado, em Itumbiara, São Luis de Montes Belos, Luziânia, Formosa, Jataí, Uruaçu e Águas Lindas. Em breve, novas estruturas serão entregues em Mozarlândia e Campos Belos.
Perto de casa
No primeiro semestre de 2024, o pronto-socorro do Hetrin recebeu 41,4 mil pacientes, uma média de 6,9 mil atendimentos por mês. Tatiane Machado Araújo, 38 anos, relatou a experiência de ter acesso a um pronto-socorro estruturado próximo de sua casa. “Ter um hospital assim nessas condições e bem próximo é muito bom”, declarou. Mãe de dois filhos, a vendedora mudou-se para Trindade há três meses e precisou de atendimento no local. “É totalmente diferente do que eu vivi em Brasília. Parece um hospital particular”, enalteceu.
Com reforma geral em andamento, outras obras devem ser entregues na unidade hospitalar ainda neste ano. Estão previstas as conclusões da Unidade de Nutrição, do Centro Cirúrgico, da Agência Transfusional (para transfusão de sangue), da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e Bloco de Internações. “Uma obra em dia, com cronograma em dia. Isso é uma grande satisfação”, afirmou o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), General Santos Filho.
O Hetrin terá 149 leitos, triplicando de tamanho. Em 2025, há previsão de serem entregues as enfermarias, no novo Bloco de Internações; o Centro de Parto Normal e Alojamento Conjunto; a Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Administrativo; Almoxarifado e Morgue. “É uma grande transformação que está acontecendo no Hetrin”, declarou a diretora jurídica do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), Caroline Dias.