Judoca Beatriz Souza conquista o primeiro ouro brasileiro em Paris

O esporte brasileiro conquistou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024, com a vitória de Beatriz Souza sobre a israelense Raz Hershko na final da categoria +78kg feminino.

A vitória foi desenhada logo nos primeiros 30 segundos de luta, quando a brasileira conseguiu um wazari ao derrubar a israelense, em meio a uma tentativa de aplicar um o-soto-gari – varrida por fora da perna da adversária, empurrando-a contra o pé. Com a queda da israelense, a brasileira abriu a pontuação.

Com duas advertências por falta de iniciativa, o combate continuou com a israelense quase aplicando um golpe que poderia igualar o placar, mas Beatriz soube se desvencilhar, evitando tocar o solo com sua lateral ou as costas.

A brasileira, então, se manteve concentrada, administrando a vantagem, com a israelense já demonstrando cansaço.

A vitória colocou o Brasil na 18ª posição no quadro geral, com uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, Beatriz Rodrigues de Souza tem 26 anos e ocupa a quinta posição no ranking mundial da categoria +78kg feminino. A judoca é de Peruíbe, município do litoral de São Paulo. Com 1m78 e 135 kg, ela carrega, em seu histórico, duas medalhas de prata e quatro de bronze em campeonatos mundiais.

Conquistou também prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, no torneio por equipes mistas; e duas de bronze no individual, em Lima (2019) e Santiago (2023).

A campanha de Beatriz Souza até o ouro nos Jogos Olímpicos Paris 2024 inclui quatro vitórias, das quais três sobre medalhistas. Nas oitavas, venceu por ippon (harai-goshi) Izayana Marenco, da Nicarágua.

Nas quartas, obteve vitória por waza-ari (sumi-otoshi) diante de Kim Hayun, da República da Coreia. A semifinal foi contra a francesa Romane Dicko.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sorteio Pré-Libertadores 2025: Onde assistir ao vivo e horário dos confrontos

Sorteio da Pré-Libertadores: veja onde assistir ao vivo e horário

Bahia e Corinthians terão a oportunidade de conhecer seus possíveis adversários nesta quinta-feira, às 12h (de Brasília). O Boca Juniors, vice-campeão do torneio em 2023, também estará na disputa ao lado dos representantes brasileiros no sorteio. A Conmebol realizará o sorteio dos duelos das primeiras fases da Libertadores 2025, e o ge estará acompanhando em tempo real a partir das 12h.

Os potes para o sorteio são definidos com base na posição das equipes no ranking da Conmebol, revelado nesta semana. A pré-Libertadores compreende três fases, sendo que os times brasileiros entram apenas na segunda fase. Nesta etapa, eles enfrentarão dois confrontos de mata-mata na busca por um lugar nos grupos.

A fase inicial não conta com equipes do Brasil e da Argentina, enquanto o sorteio da fase preliminar da Copa Sul-Americana também acontecerá nesta quinta-feira, sem a presença de times brasileiros. O ge transmitirá o sorteio da Pré-Libertadores em tempo real às 14h desta quinta-feira.

Das 47 equipes classificadas para a Pré-Libertadores, seis participarão da primeira fase em três confrontos. Os vencedores desses confrontos avançarão para a segunda fase e serão inseridos no Pote 2. Bahia e Corinthians, presentes no Pote 1, podem enfrentar essas equipes. Apesar de não se enfrentarem na Fase 2, o sorteio pode determinar um possível confronto na Fase 3.

Na Fase 1, os potes são distribuídos da seguinte forma: no Pote 1, estão Alianza Lima (Peru), El Nacional (Equador) e Defensor (Uruguai); no Pote 2, estão Nacional (Paraguai), Monagas (Venezuela) e um representante da Bolívia. Já na Fase 2, os potes contam com equipes como Boca Juniors (Argentina), Corinthians (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), entre outros.

Os jogos da segunda fase serão disputados em formato de ida e volta, com as equipes melhores posicionadas no ranking da Conmebol (Pote 1) decidindo os confrontos em casa. O Corinthians ocupa a 18ª posição, enquanto o Bahia está em 77º lugar. As oito melhores equipes avançarão para a terceira e última fase, onde um novo sorteio será realizado, determinando os finalistas que entrarão na fase de grupos da Libertadores.

O sorteio da Pré-Libertadores acontecerá na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, no dia 18/12/2024, às 12h (de Brasília). A transmissão estará disponível no Disney+ (streaming) e no tempo real do ge. A expectativa é grande para descobrir quais serão os confrontos emocionantes que aguardam os times na jornada rumo à tão cobiçada Taça da Libertadores da América.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp