Hospital Estadual de Jataí renova selo que reafirma excelência no atendimento materno-infantil

O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ), unidade do Governo de Goiás, renovou o selo de qualidade IHAC, uma certificação que reafirma o compromisso com a excelência no atendimento materno-infantil. A certificação é conferida pelo Ministério da Saúde (MS) aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A IHAC é um programa global e tem como principal objetivo incentivar e apoiar o aleitamento materno, além de promover práticas de parto humanizado e acolhedor para mães e bebês. Já são mais de 20 mil hospitais certificados em todo o mundo e pelo menos 317 no Brasil. Em Goiás, apenas 16 unidades de saúde possuem o selo, segundo dados do MS.

Para o diretor-técnico do HEJ, Pedro Vinícius Leite de Sousa, a obtenção do selo IHAC reflete o compromisso com a qualidade e segurança no atendimento, durante o processo de avaliação. “Essa certificação não só eleva a confiança da comunidade nos serviços prestados pelo HEJ, mas também assegura que a unidade está alinhada com as melhores práticas internacionais de cuidado materno-infantil”, destaca.

Capacitações permanentes

Para conquistar essa certificação, os colaboradores passam por treinamentos regulares e específicos voltados para os princípios do IHAC. “Esses treinamentos incluem técnicas de amamentação, apoio emocional às mães e atualização sobre as melhores práticas de atendimento. A frequência desses treinamentos é contínua, garantindo que a equipe esteja sempre preparada e atualizada”, explica a gerente de enfermagem do hospital, Meiriellen de Souza.

“A certificação IHAC tem um tempo de validade que nos exige um esforço incessante para manter os padrões exigidos. O processo de renovação é rigoroso e periódico, assegurando que continuemos a oferecer um atendimento de alta qualidade”, pontua Maria da Conceição Gomes, supervisora de enfermagem e pediatria do HEJ.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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