Operação “Shamar”: Goiânia intensifica ações de combate à violência contra mulheres

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia está empenhada em fortalecer as ações da operação nacional “Shamar”, parte da Campanha “Agosto Lilás 2024”. A palavra “Shamar”, em hebraico, significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar”.

Em comemoração aos 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340), sancionada em 7 de agosto de 2006, a campanha deste ano reforça a importância de proteger as mulheres vítimas de violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.

A operação tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres, além de combater o feminicídio. Para a GCM, é essencial que as forças de segurança atuem de forma integrada para garantir a proteção e a dignidade das mulheres.

A operação Shamar é uma iniciativa articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e conta com a colaboração da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Polícia Científica do Estado de Goiás, além da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia e Guarda Civil de Aparecida de Goiânia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp